A LINGUAGEM ENQUANTO IDENTIFICAÇÃO E EXISTÊNCIA
REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO QUEER E A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
A trajetória dos professores de Língua Portuguesa a partir de suas vivências na própria sala de aula perpassa ao ineditismo de uma realidade em que os estudantes cada vez mais desenvolvem uma linguagem não normativa, imersos em contextos que se alimentam do próprio dinamismo e essência da língua, e é nesse bojo que buscamos tecer reflexões sobre o estudo da linguagem para o letramento queer e o reflexo dessa temática em aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica. Além do mais, levantamos considerações sobre o processo formacional desses profissionais e como as práticas pedagógicas podem implicar na inserção da linguagem queer no cotidiano dos estudantes. A partir dessa contextualização, este estudo apontou para três contribuições importantes. Inicialmente em uma observância significativa para o letramento queer. Perpassando pela necessidade de discursos e discussões a respeito de gênero e sexualidade. E por fim, a aventada importância aos estudos que envolvam não somente território, gênero e sexualidade, como também o aporte nas discussões pertinentes a língua enquanto mutável e dinâmica, certamente encontrarão uma carta aberta ao debate acerca da existência e identificação com a linguística queer.