FORMAÇÃO CURRICULAR E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES À LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • José Alves Tenório Neto
  • Roberto Alan Torres de Mesquita
  • Ailton Alves do Nascimento

Resumo

O Estado Democrático de Direito Brasileiro, por força da positivação jurídica das normas, impõe princípios e regras que devem ser seguidos por todos, sem exceção. Todo o complexo educacional estruturado de unidades administrativas, unidades de ensino, sistemas de educação, conselhos deliberativos e órgãos públicos, no Brasil, devem seguir categoricamente tais determinações legais. No contexto específico do Ensino Fundamental, houve uma série de estudos e análises jurídico-pedagógicos para que toda a estrutura educacional nacional se propusesse, de forma planejada, a atender as necessidades educacionais das Crianças e Adolescentes. O presente estudo tem por objetivo analisar os fenômenos que levam a não efetivação das normas legais voltadas à Educação do Ensino Fundamental no âmbito municipal.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Alves Tenório Neto, J., Torres de Mesquita, R. A., & Alves do Nascimento, A. (2024). FORMAÇÃO CURRICULAR E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES À LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO NO ÂMBITO ESCOLAR. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1678