DESAFIOS DOCENTES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UMA ANÁLISE OBSERVACIONAL

Autores

  • Sayonara Ferreira da Silva
  • Bruno Michael da Silva Pereira
  • Maria Aliete Bezerra Lima Machado
  • Manoel Bernardino da Silva Filho

Resumo

É de suma importância inserir a Educação Ambiental não apenas como metodologia,

mas como ações a serem desenvolvidas no cotidiano e âmbito escolar, para que se possa

desenvolver um trabalho de sensibilização e construção de indivíduos conscientes e críticos,

quanto às questões sociais e ambientais. A presente pesquisa objetivou analisar de forma

observacional a prática docente de professores do Ensino Fundamental II, do município de

Palmeira dos Índios – AL e os desafios diários enfrentados ao trabalhar com a Educação

Ambiental. O levantamento de dados da pesquisa foi de forma qualitativa e se deu por meio de

observações, sem intervenção, e registros através de anotações e fotografias. Nossos resultados

demonstraram na prática o que a literatura traz quando se questiona os resultados obtidos com a

falta de políticas públicas voltadas a educação, fato que demonstrou uma falta grave com relação

à efetivação da prática ambiental como formação discente para a sociedade.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Ferreira da Silva, S., da Silva Pereira, B. M., Bezerra Lima Machado, M. A., & da Silva Filho, M. B. (2024). DESAFIOS DOCENTES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE OBSERVACIONAL. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 7(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1699