AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO JURÍDICO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Douglas Vieira de Almeida
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira
  • Carla Priscilla B. Santos Cordeiro

Resumo

Este artigo discute as contribuições das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino jurídico pós-pandemia. A pandemia da COVID-19 afetou significativamente o ensino jurídico, levando instituições de ensino a adotarem o ensino remoto como medida emergencial. Apesar das dificuldades enfrentadas, a pandemia trouxe oportunidades e mudanças significativas para o ensino jurídico, como o acesso ao conhecimento e informação de forma rápida e atualizada, a ampliação da interação entre alunos e professores, novas possibilidades de ensino, como aulas ao vivo e gravadas, fóruns de discussão, entre outros, e a possibilidade do ensino jurídico híbrido. No entanto, a implementação efetiva das TDIC no ensino jurídico pós-pandemia requer a formação de professores para o uso das tecnologias, a importância da infraestrutura tecnológica nas instituições de ensino superior, a preocupação com a qualidade do ensino e a formação dos estudantes. Conclui-se que as TDIC têm um papel crucial no ensino jurídico pós-pandemia, e as perspectivas para o futuro do ensino jurídico com o uso das TDIC são promissoras.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Vieira de Almeida , D., de Lima Palmeira , L. L., & Cordeiro, C. P. B. S. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO JURÍDICO PÓS-PANDEMIA. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 7(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1704