REFLEXÕES SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL

Autores

  • João Pereira Júnior

Resumo

Geralmente, quando o tema do ensino jurídico vem à baila, os aspectos destacados pelos críticos giram em torno dos seguintes aspectos: ensino, pesquisa, extensão, grade curricular, vestibulares sem filtragem efetiva, proliferação de cursos de Graduação em Direito e técnicas de ensino. Nada obstante, o presente artigo buscou um viés diferente, fazendo uma abordagem sobre o próprio docente e a sua autoconsciência acerca do seu papel de mediador, bem como a necessária preparação formal do docente para o magistério como questão antecedente a qualquer outra, levando-se em conta que os cursos de mestrado e doutorado não são suficientes para formar professores, mas, sim, pesquisadores. Procuramos demonstrar que os problemas enfrentados pelas primeiras faculdades de Direito do Brasil, fundadas sob o pálio do liberalismo, são os mesmos enfrentados atualmente, deixando claro que o ensino jurídico, no Brasil, sempre foi problemático, afastando a ideia de crise.

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Publicado

2017-07-30

Como Citar

Pereira Júnior, J. (2017). REFLEXÕES SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 1(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/663