v. 1 n. 8 (2023): Revista Eletrônica Direito e Conhecimento, n. 8, v. 1, jan./mai.2023, Arapiraca/AL, Seção Artigos Completos

Gostaríamos de saudar os leitores da Revista Eletrônica Direito e Conhecimento nesta nova edição: n. 8, v. 1, jan./mai.2023.
São muitos os desafios pelos quais o ensino superior tem passado, nos últimos anos. Neste contexto pós-pandêmico, aprendemos a ressignificar as práticas de ensino, agora mediadas, de maneira permanente, pelo uso das tecnologias da informação e comunicação e por metodologias ativas, que se incorporaram a prática docente de maneira obrigatória em todos os momentos de aprendizagem.
Enquanto sociedade, tivemos preciosas lições deste período. Foi necessário um esforço coletivo para conter o contágio pela Covid-19, o que exigiu um intenso trabalho em equipe. Ampliamos nosso sentimento de pertença, de coletividade, ao buscar meios para conter o avanço da doença. Mesmo diante de todas as perdas, que nos entristeceram profundamente, tiramos algumas lições que precisavam ser apreendidas: é preciso investir em ciência e tecnologia, não apenas na área da saúde, mas em todos os campos. A ciência brasileira, neste sentido, precisa de investimentos em pesquisa, no desenvolvimento de novos produtos, remédios… Estas ações não podem ser consideradas meras opções de governo: são imprescindíveis para trilharmos um caminho que nos permita evoluir, continuamente, enquanto sociedade.
Dito isto, precisamos superar o retrocesso vivido ao longo dos últimos anos, em termos de investimento em pesquisa, ciência, tecnologia, inovação… Precisamos tornar a educação como ponto central ao nosso processo de desenvolvimento, com investimentos que atinjam o objetivo de transformar contextos e realidades.
Nossos esforços, enquanto instituição de ensino superior preocupada com a mudança social que precisamos, se concentram em estimular o desenvolvimento de pesquisa, extensão e ensino que permitam a reflexão crítica sobre o contexto social no qual nos inserimos. Por isto, esta nova edição simboliza nossos esforços em construir este ambiente acadêmico propício à discussão de temas relacionados aos problemas que experimentamos na sociedade.
Desejamos aos nossos leitores um momento de muita reflexão com a leitura desta nova edição!
Carla Priscilla B. Santos Cordeiro e Fabiano Lucio de Almeida Silva, editors da REDC.