A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA ESCOLA: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Pinto, A.M. Centro Universitário Cesmac
  • Peixoto, B.B. Centro Universitário Cesmac
  • Alves, L.R.G. Centro Universitário Cesmac
  • Silva, R.P. Centro Universitário Cesmac

Resumo

O projeto foi realizado em uma Escola da Rede Municipal da cidade de Maceió-AL visando à orientação dos docentes quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, promovendo um espaço de interação entre as docentes e incentivando o cuidado com a saúde, uma vez que os professores estão em constante pressão emocional. Foi motivado pela percepção de que a sociedade, em sua maioria, tende a enquadrar as pessoas segundo os seus critérios, gerando prejuízo imensurável. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica, exploratória, participativa e qualitativa com a realização de atividades corporais e técnicas ludopedagógicas. Como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se Vygotsky (1939); Rego (2009); D’Abreu (2012) e outros. Com as intervenções foi vista uma melhoria na interação entre as docentes, possibilitando a modificação na comunicação e na convivência. Baseado nos resultados obtidos constatou-se a necessidade do profissional de psicologia no âmbito escolar, promovendo o cuidado com a saúde e o esclarecimento das dificuldades de aprendizagem, assim, contribuindo para melhora do desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2019

Como Citar

Pinto, A. de M. ., Peixoto, B. B. ., Alves, L. de R. G. ., & Silva, R. P. da . (2019). A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA ESCOLA: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Entre Aberta Revista De Extensão, 3(1), 4–17. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1294