PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

  • Melo, C.S. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Cruz, E.S. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Rocha, I.A. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Rocha, A.N.A. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Silva, E. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Abreu, R.M.L. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Silva, A.R. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL
  • Silva, J.M. Cesmac - Faculdade do Sertão, Palmeira dos Índios - AL

Resumo

Objetivou-se estabelecer o conhecimento das práticas de primeiros socorros (PPS) com alunos da escola Estadual Bráulio Cavalcante em Pão de Açúcar-AL frente a situações de acidentes corriqueiros e emergenciais. O estudo foi uma pesquisa transversal e de natureza descritiva com uma abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por 80 alunos efetivo. Utilizou-se para a coleta de dados questionários sobre noções básicas de PPS. Os resultados obtidos apontaram que os alunos tem certo grau de dificuldade e falta de conhecimento sobre PPS, por nunca ter vivenciado situação de emergência. O déficit na falta de conhecimento sobre o SBV torna-se algo preocupante, desse modo, recomendar-se a inserção de projetos de extensão aplicando cursos e treinamentos para os alunos de escolas públicas e a valorização da promoção da Saúde nas escolas com profissionais capacitados a fim de prevenir acidentes tornando-os multiplicadores de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-01-2020

Como Citar

Melo, C. S. de ., Cruz, E. S. ., Rocha, I. A. da ., Rocha, A. N. A. da ., Silva, E. da ., Abreu, R. M. L. de ., Silva, A. R. da ., & Silva, J. M. da . (2020). PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE ALAGOAS. Entre Aberta Revista De Extensão, 3(1), 19–29. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1316