A PROMOÇÃO DA SAÚDE INTEGRAL DA CRIANÇA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

uma intervenção extensionista por meio do diálogo dos saberes

Autores

  • Silva, L.T. Centro Universitário Cesmac
  • Silva, R.P. Centro Universitário Cesmac

Resumo

O presente trabalho de intervenção foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da região lagunar da cidade de Maceió, inserido na ênfase Psicologia e Processos Educativos, pelo Estágio Supervisionado do décimo período de um curso de graduação em Psicologia. Tendo como tema a promoção da saúde integral da criança em Educação Infantil através da atuação transdisciplinar, partiu do pressuposto da inseparabilidade da Saúde e da Educação, visando possibilitar a promoção da saúde integral da criança nos processos educativos, enfocando o exercício da educação emocional e da formação e manutenção de vínculos, por meio de ações transdisciplinares no formato de metodologias ativas com os três públicos-alvo envolvidos na educação de uma instituição municipal de educação infantil: alunos, comunidade e equipe pedagógica. Teve o formato de pesquisa exploratória, participante e qualitativa, onde foram realizadas intervenções psicossociais direcionadas aos três grupos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. E contou com a participação de profissionais e graduandos dos saberes da Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, assumindo o caráter multidimensional da integralidade. Foram alcançados os objetivos almejados, promovendo a reflexão sobre o fazer dos envolvidos, de modo que fosse garantido o desenvolvimento saudável integral. Na prática foi possível observar os resultados previstos pela teoria e pelas orientações curriculares. A intervenção permitiu a aproximação entre os diversos atores, que passam a facilitar integralmente o cuidado da criança em educação infantil. O projeto como primeira atividade entre as instituições, foi desbravador para futuras ações.

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Publicado

04-01-2020

Como Citar

Silva, L. T. C. ., & s, R. P. da. (2020). A PROMOÇÃO DA SAÚDE INTEGRAL DA CRIANÇA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: uma intervenção extensionista por meio do diálogo dos saberes. Entre Aberta Revista De Extensão, 3(1), 30–51. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1318