PERFIL PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS ASSISTIDAS PELO PROJETO CRESCER
Resumo
O desenvolvimento é um processo sequencial que é iniciado na concepção e continua durante toda a vida, sendo influenciado por fatores biológicos, genéticos, ambientais, sociais, intelectuais e emocionais. No processo de ingresso escolar e alfabetização há muitas queixas relacionadas às habilidades motoras das crianças, o que gera como consequência dificuldades na leitura e aprendizagem. Assim, o presente estudo objetiva caracterizar o perfil psicomotor de escolares assistidos pela obra social do Centro Universitário Cesmac, “Projeto Crescer”. Objetivo-Traçar o perfil psicomotor dos escolares assistidos pelo Projeto Crescer vinculados ao Centro Universitário Cesmac. Métodos- Trata-se de um estudo descritivo transversal, a ser realizado no Projeto Crescer, obra social do Centro Universitário CESMAC, na cidade de Maceió-AL com crianças 60 crianças com idade compreendida entre 4 a 6 anos, de ambos os gêneros. Considerou-se como critérios de inclusão a criança está frequentando o projeto e serão excluídas crianças com algum tipo de deficiência e aquelas que se recusarem a realizar a bateria. Após a identificação das crianças, será aplicado um instrumento de coleta de dados com o responsável, composto de dados objetivos, visando obter informações sobre as características das crianças. Após será realizada uma avaliação por meio da escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto, que é indicada nos casos de atraso no desenvolvimento motor, crianças com dificuldade na aprendizagem escolar, problemas de conduta e alterações neurológicas, mentais e/ou sensoriais. Resultados: Todas as idades motoras dos elementos psicomotores apresentaram média inferior a Idade cronológica. A motricidade fina (IM1) foi o elemento psicomotor com menor desempenho e a organização temporal(IM6) a de maior desempenho. Conclusão: O perfil psicomotor encontrado nas crianças avaliadas no estudo demonstrou uma classificação da maioria dos escolares no nível normal baixo. Há a importância de intervenções psicomotoras específicas para estimular as crianças que apresentam riscos maiores, e também em aspectos preventivos nos escolares de uma forma geral.