OS SENTIDOS DA RECREAÇÃO E LAZER PARA OS ALUNOS DO PROJETO CRESCER
Resumo
A inquietação desta temática surgiu a partir da necessidade em compreender quais são as Representações Sociais (RS) dos beneficiados do Projeto Crescer acerca das aulas de recreação e lazer proporcionadas pelos acadêmicos do 5º período de Educação Física na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Recreação e Lazer. A pesquisa está ancorada nas seguintes temáticas: hábitos de vida saudável, recreação e lazer e Teoria das Representações Sociais. Caracteriza-se como qualitativa concomitantemente observacional não participante, verificando os comportamentos no meio, além de analisar o nível de interação e satisfação dos beneficiados durante e após a prática. Como resultados, foram apontados que os beneficiados participavam mais de brincadeiras cantadas, bem como exercícios de comando e se dispersavam muito quando era aplicado uma atividade que houvesse competição. A interação social das crianças diversificava durante as atividades, algumas cansavam logo, outras queriam participar mais, relatos de que as aulas de recreação deveriam acontecer em mais dias e foram unanimes em apontar que era o momento mais esperado do dia. Reforça a ideia de elencar o benefício de praticar atividades lúdicas em diversos dias e horários, enaltecendo ainda mais as iniciativas recreativas nos diferentes âmbitos.
PALAVRAS-CHAVE: Recreação. Lazer. Representação Social. Educação Física.