ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO
Resumo
O trabalho sempre esteve atrelado à sobrevivência humana, sendo inicialmente uma forma de atender às necessidades básicas como defesa e alimentação. Com o passar do tempo, passou a representar um elemento central na organização das sociedades e na construção da identidade do indivíduo. Na contemporaneidade, o trabalho, especialmente na área da docência, se configura também como um fator de desgaste emocional. Nesse contexto, no magistério superior, professores enfrentam pressões institucionais, sobrecarga de tarefas e mudanças constantes nos processos educacionais, o que contribui significativamente para o surgimento da Síndrome de Burnout. Essa síndrome é caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal, afetando diretamente a saúde mental dos docentes. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar o impacto da Síndrome de Burnout na qualidade de vida dos professores do ensino superior no Brasil, bem como identificar os principais fatores associados à sua ocorrência e possíveis estratégias de mitigação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base em teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram incluídos trabalhos em língua portuguesa, com textos completos disponíveis em formato digital, que abordassem especificamente a Síndrome de Burnout no contexto do magistério superior. A metodologia adotada classifica-se como descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, buscando analisar as abordagens e resultados apresentados por pesquisadores brasileiros sobre o tema. Após os critérios de seleção e exclusão, foram analisados 22 trabalhos acadêmicos, sendo 12 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Os resultados apontam uma associação recorrente entre as condições de trabalho no ensino superior e o desenvolvimento de Burnout entre os docentes, evidenciando a necessidade de políticas institucionais que promovam ambientes laborais mais saudáveis e estratégias de prevenção ao adoecimento psíquico.
Palavras-chave: Trabalho docente. Síndrome de Burnout. Magistério superior. Saúde mental. Qualidade de vida.