ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Pedro Ygor Café Paes Lira UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas
  • Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas
  • Paulo Ricardo Silva Lima UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

O trabalho sempre esteve atrelado à sobrevivência humana, sendo inicialmente uma forma de atender às necessidades básicas como defesa e alimentação. Com o passar do tempo, passou a representar um elemento central na organização das sociedades e na construção da identidade do indivíduo. Na contemporaneidade, o trabalho, especialmente na área da docência, se configura também como um fator de desgaste emocional. Nesse contexto, no magistério superior, professores enfrentam pressões institucionais, sobrecarga de tarefas e mudanças constantes nos processos educacionais, o que contribui significativamente para o surgimento da Síndrome de Burnout. Essa síndrome é caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal, afetando diretamente a saúde mental dos docentes. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar o impacto da Síndrome de Burnout na qualidade de vida dos professores do ensino superior no Brasil, bem como identificar os principais fatores associados à sua ocorrência e possíveis estratégias de mitigação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base em teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram incluídos trabalhos em língua portuguesa, com textos completos disponíveis em formato digital, que abordassem especificamente a Síndrome de Burnout no contexto do magistério superior. A metodologia adotada classifica-se como descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, buscando analisar as abordagens e resultados apresentados por pesquisadores brasileiros sobre o tema. Após os critérios de seleção e exclusão, foram analisados 22 trabalhos acadêmicos, sendo 12 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Os resultados apontam uma associação recorrente entre as condições de trabalho no ensino superior e o desenvolvimento de Burnout entre os docentes, evidenciando a necessidade de políticas institucionais que promovam ambientes laborais mais saudáveis e estratégias de prevenção ao adoecimento psíquico.

Palavras-chave: Trabalho docente. Síndrome de Burnout. Magistério superior. Saúde mental. Qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Pedro Ygor Café Paes Lira, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Bacharelando em Direito, UNEAL

Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Docente da disciplina de Metodologia da Pesquisa dos cursos de Física, Administração Pública e Direito da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Vem realizando sucessivas formações para atuação na Gestão Acadêmica e Saúde Sistêmica através do ensino-pesquisa-extensão-administração universitária.

Paulo Ricardo Silva Lima, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Assessor jurídico na Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPEAL). Professor temporário na UNEAL.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

Lira, P. Y. C. P., Peixoto, A. L. V. de A., & Lima, P. R. S. (2025). ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO. Entre Aberta Revista De Extensão, 8(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1805

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