CESMAC Acessível: O Caso dos Portadores de Necessidades Especiais.

Autores

  • Anna Elaine Bertoldo dos Santos Centro Universitário CESMAC
  • Emanuela Cristina da Silva Montoni Centro Universitário CESMAC
  • Gabriella de Carvalho Austrelino Centro Universitário CESMAC
  • Nina Rosa Honorato Pereira Centro Universitário CESMAC
  • Priscilla Maria Viana de Lima Centro Universitário CESMAC
  • Priscila Tenório Toledo Peixoto Centro Universitário CESMAC
  • Sara Santos da Silva Centro Universitário CESMAC
  • Thereza Rachel Ferreira Almeida Centro Universitário CESMAC
  • Vanessa Maria de Melo Gonçalves Centro Universitário CESMAC

Palavras-chave:

Acessibilidade, Integração Social, Políticas Públicas, Transitabilidade.

Resumo

O projeto teve como objetivo apresentar uma proposta visando melhores condições de acessibilidade aos indivíduos P.N.E (Portadores de Necessidades Especiais) de acordo com a norma ABNT NBR 9050 – 2015, a proposta final conta com o desenvolvimento de calçadas adequadas para uso no ambiente do CESMAC, na Rua Cônego Machado. Desta maneira, a comunidade seria beneficiada através de espaços e serviços que oferecessem condições seguindo as recomendações determinadas por lei; assegurando a todos os cidadãos uma vida integrada à comunidade em igualdade, com o objetivo de construir uma formação de alunos e cidadãos melhores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Elaine Bertoldo dos Santos, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Emanuela Cristina da Silva Montoni, Centro Universitário CESMAC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Modelagem Computacional em Conhecimento (MULTIDISCIPLINAR) tratando da relação do Ensino do Desenho no curso de Arquitetura. Atualmente é Professora Titular II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FEJAL/CESMAC. Tendo exercido varias funções na gestão acadêmica desde o ano de 2001. Tem experiência na área de Gestão acadêmica e no ensino de Desenho e Metodologia de Pesquisa para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e nas Engenharias, além de atuar como consultora de Designer Estratégico para area de Artesanato. Exerce a função de Assessora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Gestão acadêmica e pedagógica.

Gabriella de Carvalho Austrelino, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Nina Rosa Honorato Pereira, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Priscilla Maria Viana de Lima, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Priscila Tenório Toledo Peixoto, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Sara Santos da Silva, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Thereza Rachel Ferreira Almeida, Centro Universitário CESMAC

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve a capacidade de projetar e organizar espaços, com enfoque no planejamento arquitetônico, como também urbano.

Vanessa Maria de Melo Gonçalves, Centro Universitário CESMAC

Possui graduação em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2005-2006). Especialista em iluminação e design de interiores. Possui mestrado em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas.Integrante do RELU Grupo de estudos de Representação do Lugar e NP design do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de Alagoas. Professora do centro universitário Cesmac nos cursos de Arquitetura e urbanismo, Engenharia civil, administração, ciências contábeis e turismo.Tem experiência na área de arquitetura, ambientação e design.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-11-2017

Como Citar

dos Santos, A. E. B., Montoni, E. C. da S., Austrelino, G. de C., Pereira, N. R. H., de Lima, P. M. V., Peixoto, P. T. T., da Silva, S. S., Almeida, T. R. F., & Gonçalves, V. M. de M. (2017). CESMAC Acessível: O Caso dos Portadores de Necessidades Especiais. Entre Aberta Revista De Extensão, 2(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/676

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)