https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/issue/feed Entre Aberta Revista de Extensão 2024-03-21T11:46:41-03:00 Sérgio Venancio da Silva sergio.venancio@cesmac.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Eletrônica <strong>Entre Aberta</strong> é uma publicação exclusivamente virtual da Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário Cesmac e tem missão de estimular a difusão de práticas extensionistas exitosas.</p> https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1590 RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÃO DO OUTUBRO ROSA 2023-10-23T18:57:01-03:00 Sarah Gomes sarah.sousa@academico.uncisal.edu.br Andreza Serpa Otoni ligalagoe@gmail.com Bruna Tavares Oliveira ligalagoe@gmail.com Gabriel Ferreira de Oliveira Calixto ligalagoe@gmail.com Izabelle dos Santos Oliveira ligalagoe@gmail.com Lucelia Barros Tenório ligalagoe@gmail.com Maria Karoline Gomes ligalagoe@gmail.com Isabela Agra ligalagoe@gmail.com <p><strong>Introdução: </strong><span style="font-weight: 400;">O câncer de mama é o mais comum em mulheres e é caracterizado por ser uma doença heterogênea e multifatorial. Mas, com um diagnóstico precoce e tratamento adequado, apresenta bom prognóstico. Ademais, o câncer de mama feminina é o mais incidente no mundo,&nbsp; Portanto, o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento mamográfico bienal para mulheres entre 50-69 anos, sendo o autoexame uma ferramenta de autoconhecimento em qualquer faixa etária, sendo enfatizada essa temática durante a campanha do Outubro Rosa prevalece a popularização das informações de saúde. </span><strong>Objetivos:</strong> <span style="font-weight: 400;">Disseminar informações sobre o câncer de mama, destacando o compromisso da comunidade acadêmica em contribuir para a saúde das mulheres e para a luta contra essa doença. </span><strong>Métodos:</strong><span style="font-weight: 400;"> A ação aconteceu em uma Igreja Evangélica local, onde, inicialmente, houve a preparação de um ambiente acolhedor, com a distribuição de broches temáticos e brindes relacionados ao Outubro Rosa, bem como cartilhas com informações sobre o autoexame e o acesso aos exames de mamografia em Maceió por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, realizou-se uma dinâmica envolvendo balões com perguntas relacionadas ao tema, promovendo um momento de discussão. Posteriormente, houve uma demonstração prática do autoexame usando um simulador artesanal. A ação foi encerrada com um lanche coletivo e a medição da pressão arterial.</span><strong>Conclusão: </strong><span style="font-weight: 400;">A ação do Outubro Rosa foram fundamentais para educar, apoiar e capacitar as mulheres, promovendo a importância da detecção precoce, da conversa aberta sobre o câncer de mama e da promoção da saúde feminina como um todo.</span></p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1640 COMUNICAFISIO PODCAST 2023-12-07T08:05:31-03:00 EVILMA NUNES DE ARAÚJO SANTOS evilma.santos@cesmac.edu.br JEAN CHARLES DA SILVA SANTOS jean.santos@cesmac.edu.br GEORGE FERREIRA MALTA george.malta@cesmac.edu.br RICO CERQUEIRA TORRES rico.torres@csmac.edu.br ANNY KARINE SILVA SIMÕES GUIMARÃES anny.guimaraes@cesmac.edu.br <p>Introdução: Nos dias atuais, tendo em vista abrangência da internet e de sua capacidade de transmitir informações, torna-se um meio viável para inclusão educacional. A ferramenta do Podcast mostra-se como uma alternativa didática e eficiente para promoção da educação em saúde, que fornece um conteúdo que se apresenta disponível a qualquer momento. Objetivo: Promover educação em saúde através do uso do Podcast. Método: Foi realizada uma pesquisa-ação, a partir de interesses comuns entre os professores e alunos do curso de Fisioterapia (do 3º aos 6º períodos), com o intuito de promover educação em saúde. A população alvo eleita foi a Comunidade Espírita Nosso Lar, realizado de maio a novembro de 2023, foi realizado uma pesquisa, no ambiente comunitário, para a eleição dos principais temas a serem abordados. Após a seleção dos temas foi realizada uma pesquisa bancos de dados: PUBMED, Biblioteca Virtual de Saúde e Google Acadêmico, para embasar a produção dos roteiros para as entrevistas. As gravações seguiram um cronograma de julho a novembro e após cada gravação, os episódios foram postados nas redes sociais do Podcast.&nbsp; Resultados: foram gravados 8 episódios, voltados a educação em saúde sobre hipertensão, diabetes, cardiopatias, dor, hanseníase entre outros. O número de visualizações obtidas com os conteúdos divulgados através do <em>Youtube</em>, com 8 entrevistas postadas, além de 12 “cortes” dos episódios, disponibilizados no <em>Instagram,</em> totalizaram um alcance de 25.172 visualizações. Conclusão: Desta forma, pode-se concluir o projeto foi capaz de produzir conteúdo promovendo a educação em saúde de maneira simples e objetiva, e foi possível transmiti-las não somente para a população assistida pela comunidade alvo, assim como para público em geral.</p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1687 DIREITO E CIDADANIA: 2024-03-04T14:17:41-03:00 Sônia Maria Albuquerque Soares soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Josimea de Barros Pino Souza josimea@cesmac.edu.br Isadora Meneses Souza Morais soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Iasmim Meneses Souza Morais soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Vivian Waleska Lopes do Nascimento soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Lavínia Walesca Santos Torquato soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Raphaela Maria Cadete de Almeida Martins soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Maria Eduarda Ferreira da Silva soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Nicole Silva da Trindade soniaalbuquerque@cesmac.edu.br <p>As exigências do mercado de trabalho têm sido alguns dos motivos pelos quais se faz necessária uma constante reflexão sobre os processos de escolha profissional, que não se resume à simples opção de um determinado curso superior. Isso porque a escolha de uma profissão é, na maioria das vezes, carregada de ansiedades e incertezas entre adolescentes. Sem contar que a falta de orientação vocacional e a desigualdade socioeconômica entre estudantes interferem diretamente na escolha de uma profissão. Nessa perspectiva, o objetivo deste projeto de extensão comunitária foi desenvolver ações interdisciplinares para o fortalecimento da rede de atendimento a adolescentes de escolas públicas de Maceió quanto à orientação da escolha profissional. Para tanto, integrou acadêmicas do Cesmac à comunidade de uma escola Pública Estadual de Ensino, pela prestação de informações, visando à interação entre as discentes e a sociedade. Assim, foram desenvolvidas ações de natureza social e voluntária, com o apoio de profissionais de diferentes áreas, conscientizando jovens da escola selecionada sobre a importância da escolha profissional, como uma forma de exercício da cidadania e conhecimento da realidade social.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Ações interdisciplinares. Escola. Escolha Profissional.</p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1711 DIREITO, CIDADANIA E JUSTIÇA SOCIAL: 2024-03-11T09:16:55-03:00 Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro zelindapinheiro@cesmac.edu.br Sônia Maria Albuquerque Soares soniaalbuquerque@cesmac.edu.br Livia Buarque Fortes zelindapinheiro@cesmac.edu.br Laila Sabrina Bernardo da Silva zelindapinheiro@cesmac.edu.br Devidi Galdino Barbosa zelindapinheiro@cesmac.edu.br Gustavo André Mota de Alencar zelindapinheiro@cesmac.edu.br Vinicius Pessoa Quintiliano Silva zelindapinheiro@cesmac.edu.br Yasmim Larissa dos Santos Leite zelindapinheiro@cesmac.edu.br Júlia Souza Cavalcante da Rocha zelindapinheiro@cesmac.edu.br <p class="western" lang="pt-BR" style="line-height: 150%;" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-size: medium;">Cumprindo importante papel na garantia dos direitos sociais, este projeto de Extensão Comunitária está baseado nos princípios de cidadania e de responsabilidade institucional e social, tendo como objetivo</span> <span style="font-size: medium;">participar, junto à equipe do Centro Judiciário de Cidadania e Solução de Conflitos, Cejusc Nosso Lar, no atendimento jurídico para solução de litígios e concretização de direitos humanos e justiça. </span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;">As atividades foram desenvolvidas através de diferentes metodologias, com a inclusão dos alunos em experiências que implicam na interação com a comunidade, bem como nas discussões sobre a importância da extensão universitária diante dos benefícios que pode acarretar para as comunidades envolvidas. Assim, o projeto voltou sua atenção para o acompanhamento de um público socialmente desassistido e com possíveis demandas sociais. </span></span></span></span></span><span style="font-size: medium;">Nesse contexto, os alunos extensionistas desenvolveram, na Comunidade Espírita Nosso Lar, ações de conciliação e mediação como métodos de solução de conflitos, levando em consideração que a relação ensino/extensão torna viável a democratização do saber acadêmico, </span><span style="font-size: medium;"><span style="background: #ffffff;">possibilitando</span></span><span style="font-size: medium;"> que esse saber retorne à academia reformulado e engrandecido. Após a intervenção na comunidade, conclui-se que as ações executadas permitiram uma vivência em atividades de promoção à cultura da paz, a descoberta de técnicas de prevenção e solução de conflitos, a experiência de atuar em equipe e o aprofundamento em conhecimentos técnicos e teóricos referentes a distintas áreas do Direito</span></span>.</p> <p class="western" lang="pt-BR" style="margin-top: 0.08in; margin-bottom: 0.08in;" align="justify"><span style="font-size: small;">PALAVRAS-CHAVE: <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;">Direitos humanos. Justiça. Cultura da paz.</span></span></span></span></span></span></p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1712 FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL 2024-03-11T10:04:57-03:00 Clarissa Cotrim dos Anjos clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br Júlia Luany Costa Bezerra clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br Thaynara Melo dos Anjos clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br Luiz Arthur Cotrim dos Anjos Santos clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br Mariana Silva Ramos clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br Thays Cristine Ferro Wanderley clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br José Erickson Rodrigues clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br Isadora Bianco Cardoso de Menezes clarissa.vasconcelos@cesmac.edu.br <p data-ccp-border-bottom="0px none #000000" data-ccp-padding-bottom="0px" data-ccp-border-between="0px none #000000" data-ccp-padding-between="0px"><strong><span data-contrast="auto">Introdução:</span></strong><span data-contrast="auto"> A primeira infância é muito importante para o desenvolvimento da criança e para que esse período ocorra de forma adequada devemos estar atentos aos fatores que podem oferecer riscos a esse processo de mudanças. </span><strong><span data-contrast="auto">Objetivo</span></strong><span data-contrast="auto">: identificar os fatores de risco presentes na Caderneta de saúde da Criança (CSC), para o desenvolvimento de crianças em vulnerabilidade social na percepção das mães. </span><strong><span data-contrast="auto">Métodos</span></strong><span data-contrast="auto">: trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo, sendo um recorte do Projeto de Extensão Comunitária realizado no ano de 2019. Foram incluídas na pesquisa 93 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados visando obter informações sobre as características sociodemográficas, aplicou-se as medidas antropométricas e o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD). </span><strong><span data-contrast="auto">Resultados</span></strong><span data-contrast="auto">: A idademédia era de 3,72 ±1,8 em anos predominante do sexo feminino. 17,20% nasceram prematuras. Presença de baixo nível de escolaridade e renda mensal média de R$ 623,00 ± 932,71 e 70,96% necessitam de auxílio do governo. 58,06% das crianças possuíam a presença de riscos para o desenvolvimento descrito CSC, sendo que 33,33% apresentaram risco para atraso no TTDD. Ocorreu uma associação positiva entre a presença de fatores de risco para o desenvolvimento e presença de risco para atraso. </span><strong><span data-contrast="auto">Conclusão</span></strong><span data-contrast="auto">: As crianças assistidas na Comunidade “Nosso Lar”, apresentam uma predisposição a desenvolver atraso no desenvolvimento devido a presença dos fatores de risco, mas principalmente pelo próprio contexto de vulnerabilidade social.</span><span data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:true,&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240,&quot;335559991&quot;:2,&quot;335572071&quot;:0,&quot;335572072&quot;:0,&quot;335572073&quot;:0,&quot;335572075&quot;:0,&quot;335572076&quot;:0,&quot;335572077&quot;:0,&quot;335572079&quot;:0,&quot;335572080&quot;:0,&quot;335572081&quot;:0,&quot;335572083&quot;:0,&quot;335572084&quot;:0,&quot;335572085&quot;:0,&quot;335572087&quot;:0,&quot;335572088&quot;:0,&quot;335572089&quot;:0,&quot;469789798&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789802&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789806&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789810&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789814&quot;:&quot;nil&quot;}">&nbsp;</span></p> <p data-ccp-border-bottom="0px none #000000" data-ccp-padding-bottom="0px" data-ccp-border-between="0px none #000000" data-ccp-padding-between="0px"><strong><span data-contrast="none">PALAVRAS-CHAVE</span></strong><span data-contrast="none">: </span><span data-contrast="auto">crescimento e desenvolvimento; vulnerabilidade social; crianças; fatores de risco.</span><span data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:true,&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335557856&quot;:16777215,&quot;335559685&quot;:0,&quot;335559738&quot;:240,&quot;335559739&quot;:300,&quot;335559740&quot;:240,&quot;335559991&quot;:2,&quot;335572071&quot;:0,&quot;335572072&quot;:0,&quot;335572073&quot;:0,&quot;335572075&quot;:0,&quot;335572076&quot;:0,&quot;335572077&quot;:0,&quot;335572079&quot;:0,&quot;335572080&quot;:0,&quot;335572081&quot;:0,&quot;335572083&quot;:0,&quot;335572084&quot;:0,&quot;335572085&quot;:0,&quot;335572087&quot;:0,&quot;335572088&quot;:0,&quot;335572089&quot;:0,&quot;469789798&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789802&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789806&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789810&quot;:&quot;nil&quot;,&quot;469789814&quot;:&quot;nil&quot;}">&nbsp;</span></p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1713 OS SENTIDOS DA RECREAÇÃO E LAZER PARA OS ALUNOS DO PROJETO CRESCER 2024-03-11T10:27:00-03:00 Dayse Cassia Alves Medeiros dayse.medeiros@cesmac.edu.br Adielson Silva dos Santos deyse.medeiros@cesmac.edu.br Maísa Rodrigues Nascimento deyse.medeiros@cesmac.edu.br Kleyton Jerônimo da Silva Lima deyse.medeiros@cesmac.edu.br Gustavo Max de Franca Costa deyse.medeiros@cesmac.edu.br Elton Cesar dos Santos Gomes deyse.medeiros@cesmac.edu.br Luanny Oliveira da Silva deyse.medeiros@cesmac.edu.br Claudeson Vilela de Oliveira claudeson.oliveira@cesmac.edu.br <p>A inquietação desta temática surgiu a partir da necessidade em compreender quais são as Representações Sociais (RS) dos beneficiados do Projeto Crescer acerca das aulas de recreação e lazer proporcionadas pelos acadêmicos do 5º período de Educação Física na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Recreação e Lazer. A pesquisa está ancorada nas seguintes temáticas: hábitos de vida saudável, recreação e lazer e Teoria das Representações Sociais. Caracteriza-se como qualitativa concomitantemente observacional não participante, verificando os comportamentos no meio, além de analisar o nível de interação e satisfação dos beneficiados durante e após a prática. Como resultados, foram apontados que os beneficiados participavam mais de brincadeiras cantadas, bem como exercícios de comando e se dispersavam muito quando era aplicado uma atividade que houvesse competição. A interação social das crianças diversificava durante as atividades, algumas cansavam logo, outras queriam participar mais, relatos de que as aulas de recreação deveriam acontecer em mais dias e foram unanimes em apontar que era o momento mais esperado do dia. Reforça a ideia de elencar o benefício de praticar atividades lúdicas em diversos dias e horários, enaltecendo ainda mais as iniciativas recreativas nos diferentes âmbitos.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Recreação. Lazer. Representação Social. Educação Física.</p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1714 O AUDIOVISUAL COMO MEDIADOR DE SOCIABILIDADE E AFETIVIDADE NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS-AL 2024-03-11T13:32:27-03:00 Lara Lavínia Farias Rocha lara.rocha@cesmac.edu.br Cláudio Jorge Gomes de Morais cgomesmorais@cesmac.edu.br Érica Maria Carvalho de Oliveira lara.rocha@cesmac.edu.br Letícia Melo Reis lara.rocha@cesmac.edu.br Luiz Eduardo Oliveira Neto Lima lara.rocha@cesmac.edu.br <p><span data-contrast="auto">O artigo trata sobre um Projeto de Extensão Voluntária do Centro Universitário CESMAC, em que se trata questões que permeiam o contexto das comunidades quilombolas do estado de Alagoas, com foco na comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte, localizada próximo ao município de Maceió. Como também, possui reflexões acerca dos processos que atravessam o campo acadêmico, buscando unir os conhecimentos científicos aos saberes populares. Buscando o envolvimento do processo histórico da comunidade e sua memória, tendo como um dos objetivos, a produção de meios que englobam o audiovisual. Além da pesquisa acerca da importância da sociabilidade e afetividade dentro do contexto da extensão.&nbsp;</span><span data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:false,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559738&quot;:30}">&nbsp;</span></p> <p data-ccp-border-between="0px none #000000" data-ccp-padding-between="0px"><span data-contrast="none">PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual. Sociabilidade. Afetividade</span><span data-contrast="auto">. Comunidades quilombolas.</span></p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1715 TRADE DRESS NO DIREITO EMPRESARIAL BRASILEIRO: 2024-03-11T11:51:25-03:00 Emmily Laís Damásio Oliveira 2010166517@academico.cesmac.edu.br Hélia Marina Freire Urtiga 2010166517@academico.cesmac.edu.br Lavínia Padilha Monte 2010166517@academico.cesmac.edu.br Michelle Gonçalves de Araújo Jorge 2010166517@academico.cesmac.edu.br <p>Diante do desenvolvimento das marcas no âmbito do Direito empresarial brasileiro, considerando o atual panorama competitivo em que as empresas se encontram, é importante que os empreendedores apliquem elementos visuais gráficos, conhecidos<br>como trade dress, para distinguir-se dos demais, mesmo que não esteja previsto expressamente na legislação, se firmou pela propriedade industrial, cujo foi reconhecido pela doutrina e pelas decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acerca da trade<br>dress e sua utilização no brasil. Sendo assim, o objetivo geral desse artigo é analisar a importância e a proteção do Trade Dress e seus aspectos no que se refere a concorrência desleal.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Trade dress. STJ. Brasil. Análise. Regulamentação. Contexto atual. Violação. Concorrência desleal. Propriedade industrial. Marcas.</p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entreaberta/article/view/1716 EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER: 2024-03-21T11:46:41-03:00 Agnes Oliveira Lima 2219974640@academico.cesmac.edu.br Alicia Malaquias da Silva 2219974640@academico.cesmac.edu.br Maria Fernanda Costa Leite 2219974640@academico.cesmac.edu.br Ana Soraya Lima Barbosa 2219974640@academico.cesmac.edu.br Gabriela Muniz de Albuquerque Melo Beiriz gabriela.beiriz@cesmac.edu.br <p>A temática da Saúde da Mulher ocupa um lugar central em iniciativas dedicadas a compreender e promover o bem-estar abrangente da população feminina. Nesse contexto, emerge o Projeto de Extensão Universitário "Elas", uma iniciativa comprometida em difundir informações sobre saúde feminina por meio do Instagram, utilizando não apenas postagens educativas, mas também ações comunitárias palpáveis. O Projeto Elas destaca-se pela cuidadosa seleção de temas, pela definição de cronograma e pela implementação gradual de suas atividades. Esse processo meticuloso culmina em uma resposta calorosa por parte do público, evidenciando não apenas a ampla receptividade, mas também o impacto positivo na dissipação de dúvidas e na desmistificação de conceitos previamente obscuros no âmbito da Saúde Feminina. Ao longo do ciclo de 2023, o Projeto Elas não apenas conquistou uma boa aceitação, mas também se destacou pela sua capacidade de oferecer esclarecimento sobre temas relevantes ao universo feminino. Esse êxito não apenas reflete a eficácia da abordagem adotada, mas também solidifica a importância contínua do projeto como um catalisador valioso na promoção da saúde e do entendimento no contexto da Saúde da Mulher.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Saúde da Mulher. Extensão Universitária. Redes Sociais.</p> 2024-03-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024