REVISTA ENTRELINHAS https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas <p>A <strong>Revista Entrelinhas</strong>, uma publicação acadêmica (online <strong>ISSN 2318-9339</strong>), representa o resultado dos esforços dos docentes dos cursos de Licenciatura do Cesmac em fomentar a cultura e o conhecimento. Após um período de 10 anos de interrupção, entre 2013 e 2023, a revista foi revitalizada e agora será exclusivamente publicada em formato eletrônico e em fluxo contínuo.</p> pt-BR <p>A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na revista Entrelinhas. O autor é responsável pelas opiniões e interpretações explicitadas em seu texto e continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores.</p> sergio.venancio@cesmac.edu.br (Sérgio Venancio da Silva) sergio.venancio@cesmac.edu.br (Sérgio Venancio da Silva) Sat, 30 Mar 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1769 <p><span class="TextRun SCXW255815939 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">Este relato de experiência apresenta a vivência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP)</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0"> e </span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">CAPES, realizado entre o período de </span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">novembro</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0"> de 2022 a </span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">dezembro</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0"> de 2023, em uma escola pública de Marechal Deodoro-AL O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e resultados obtidos, do programa a partir da visão </span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">como residente</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">. O</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0"> objetivo deste </span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">rela</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">t</span><span class="NormalTextRun SCXW255815939 BCX0">o é explicita a percepção da realidade no ambiente educacional, suas experiências de auxiliar docência na escola-campo e como perceberam a formação teórica se retratando na prática. A metodologia desenvolvida é a partir das narrativas dos residentes. Os principais resultados dessa experiência da Regência Pedagógica passam, necessariamente, pela própria vivência da prática da docência, isto é, lidar com a realidade das crianças, da escola, dos pares equipe – e aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades frente a pouca experiência nessa área.</span></span><span class="EOP SCXW255815939 BCX0" data-ccp-props="{&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6}">&nbsp;</span></p> Pamela Jéssica Alves dos Santos, Fernanda Waléria, Sérgio Venancio da Silva, Edileine Vieira Machado da Silva Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1769 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1770 <p>RESUMO: O seguinte relatório tem como finalidade relatar as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), com o olhar de estudante de licenciatura em Pedagogia pelo Centro universitário – CESMAC, Polo Maceió/AL e residente na Escola Municipal Edival Lemos – Marechal Deodoro/AL. Este relato contará de forma detalhada e centralizada, as atividades que foram desenvolvidas durante esse período. Sendo um relato de experiência, considerou-se para a escrita deste documento toda observação, experiência e reflexões à cerca das vivências para construção do conhecimento pessoal e possíveis resultados que foram alcançados ao longo desse tempo. Para isso, foram desenvolvidas atividades in loco, reuniões, participação como observador em aulas, elaboração de fichamentos de texto, questionários e construções de atividades, seguindo a orientação do professor preceptor e formação ofertada pelo supervisor orientador do CESMAC. Através das atividades e observações citadas, será relatado uma conclusão dos resultados obtidos.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Residência pedagógica; Vivência; Licenciatura.</p> Aline Williany Alves dos Santos, Anna Rachel da Silva Quintela de Carvalho, Anna Sarah da Silva Quintela de Carvalho , Fernanda Waléria Silva Santos , Sérgio Venancio da Silva , Edileine Vieira Machado da Silva Copyright (c) 2024 REVISTA ENTRELINHAS https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1770 Wed, 31 Jul 2024 00:00:00 -0300 TRAZENDO VIDA ÀS SALAS DE AULA: https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1771 <p><strong><span data-contrast="auto">Resumo: </span></strong><span data-contrast="auto">Este artigo analisa as experiências decorrentes de um projeto financiado pela CAPES, iniciado em novembro de 2022 e implementado em fevereiro de 2023. A pesquisa concentra-se na atuação de residentes de Letras e Pedagogia, visando fortalecer propostas educacionais em escolas públicas, especialmente no contexto do Ensino para Jovens e Adultos (EJAI). Destacamos a vivência das discentes Francynny de Souza Ferreira e Júlia Duarte Feitosa no programa de Residência Pedagógica, supervisionado por José Genildo da Silva. Exploramos a transição de uma fase observacional para a implementação de dinâmicas pedagógicas ao longo do ano letivo, enfocando a criação de um ambiente propício à aprendizagem lúdica e participativa.</span><span data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:false,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:811,&quot;335559737&quot;:111,&quot;335559738&quot;:274}">&nbsp;</span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><span data-contrast="auto">Palavras-chave</span></strong><span data-contrast="auto">: Experiência educacional, Ensino para Jovens e Adultos (EJAI), Residência Pedagógica, transição observacional, estratégias pedagógicas.</span><span data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:false,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:821,&quot;335559737&quot;:116}">&nbsp;</span></p> Francynny de Souza Ferreira, Júlia Duarte Feitosa, Sérgio Venancio da Silva, José Genildo da Silva, Edileine Vieira Machado da Silva Copyright (c) 2024 REVISTA ENTRELINHAS https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1771 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1775 <p>A experiência no estágio com a construção de materiais didáticos e a criação de jogos e brincadeiras com uso de tecnologias visando o multiletramento mostrou-se extremamente positiva e enriquecedora. Os alunos beneficiaram-se do aprendizado interativo e tecnológico, enquanto os licenciandos ganharam experiência prática na aplicação de metodologias inovadoras e tecnológicas na educação. Esta abordagem reforça a importância de integrar tecnologias digitais no currículo escolar para preparar os alunos para um futuro cada vez mais digital e conectado.</p> <p><span class="TextRun SCXW227958928 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW227958928 BCX0">Palavras-chave:</span> </span><span class="TextRun SCXW227958928 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW227958928 BCX0">alfabetização,</span> <span class="NormalTextRun SCXW227958928 BCX0">desafios,</span> <span class="NormalTextRun SCXW227958928 BCX0">ensino fundamental.</span></span><span class="EOP SCXW227958928 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:360}">&nbsp;</span></p> Valmira Vandete dos Santos, Sérgio Venancio da Silva, Kássia Mayra Almeida Correia, Edileine Vieira Machado da Silva Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1775 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 -0300 RELATO DE EXPERIÊNCIA: https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1776 <p>Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado durante o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário CESMAC/AL. O programa visa integrar o acadêmico de Letras ao contexto escolar, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na formação docente com a realidade prática do ensino. A experiência foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Petronila de Gouvêa, localizada no município de Marechal Deodoro - AL, no período de agosto de 2023 a abril de 2024.&nbsp;O objetivo deste relato é descrever as contribuições que o Programa Residência Pedagógica ofereceu à minha formação como acadêmica, especialmente no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos. Durante o estágio, tive a oportunidade de colaborar com o planejamento e a execução das atividades pedagógicas, acompanhando o professor preceptor e desenvolvendo estratégias metodológicas adequadas às necessidades dos alunos.&nbsp;A prática pedagógica permitiu uma análise reflexiva da relação entre teoria e prática. A experiência evidenciou a importância de fundamentar a prática docente em teorias educacionais, o que facilita a escolha de estratégias metodológicas apropriadas e proporciona subsídios para compreender e melhorar o desempenho dos estudantes. As atividades em sala de aula, alinhadas ao plano de ensino do professor titular, possibilitaram traçar estratégias que esclareceram os objetivos e resultados esperados com o desenvolvimento das atividades.&nbsp;Observou-se que a utilização de métodos como leitura, produção de textos, dinâmicas e interpretação textual, aliada a um maior diálogo entre os alunos, favoreceu uma reflexão mais profunda sobre a conexão entre teoria e prática. Além disso, a interação sociocultural respeitando as diferenças e culturas dos alunos demonstrou ser fundamental para o enriquecimento pedagógico.&nbsp;A experiência revelou que o planejamento e a execução das aulas são processos dinâmicos que exigem estudo e reflexão contínua. O aprendizado obtido destacou que planejar é uma forma de estudar e que a adoção de práticas pedagógicas eficazes é essencial para alcançar os objetivos educacionais em um contexto real.</p> <p><strong><span data-contrast="auto">Palavras – chaves</span></strong><span data-contrast="auto">: Prática Pedagógica. Aprendizagem. Interação socioemocional.</span><span data-ccp-props="{&quot;134245417&quot;:false,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:142}">&nbsp;</span></p> Marilene Siqueira de Miranda, Sérgio Venancio da Silva, Edileine Vieira Machado da Silva, José Genildo da Silva Copyright (c) 2024 https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1776 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 -0300