AS HQS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
Resumo
A inserção das mídias na educação redefine a importância do trabalho de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos no ensino fundamental da educação básica. O presente trabalho tem como objetivo principal destacar o uso das HQs como elemento significativo na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Fundamentada nos estudos de Rama e Vergueiro (2006), Ramos (2011) e outros sobre o ensino de conteúdos escolares, a partir da produção de histórias em quadrinhos. A abordagem metodológica fundada na pesquisa qualitativa de natureza exploratória encontra na pesquisa-ação os rumos da pesquisa realizada em sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, durante as aulas de História. Entre os resultados alcançados estão aqueles que evidenciam o trabalho com HQs auxilia o hábito de leitura, desenvolvendo a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na revista Incelências, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor é responsável pelas opiniões e interpretações explicitadas em seu texto e continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Incelências.