COMO CONTAR HISTÓRIAS COM MATERIAL RECICLÁVEL
Resumo
Como contar histórias com frascos de perfume e materiais recicláveis? Qual o significado desta atividade nas instituições de educação infantil? Estas questões da temática de contar histórias, utilizando-se de diferentes materiais e a sua relevância para o meio ambiente são discutidas neste estudo. Analisam-se as questões sociais e didáticas da formação de professores, os quais, em geral, alegam que nos processos de formação inicial e continuada não os muniram de suporte teórico para a contação de histórias em diferentes abordagens. Aborda-se ainda a importância de contar histórias com materiais recicláveis como uma atividade que propicia o desenvolvimento infantil. Objetiva-se, também, estimular a criança a conviver ecologicamente dentro de uma visão de transformação da cultura do desperdício, passando para uma cultura de reaproveitamento em que possa respeitar os seres vivos e reaprender a visualizar os objetos; e propor novas possibilidades de utilização, dentro de uma visão de sustentabilidade social, reutilizando materiais que iriam para o lixo. Nas grandes cidades, o lixo interfere diretamente na vida das pessoas, de forma a causar um impacto negativo no meio ambiente, através da contaminação dos solos, dos rios e da agricultura, já que o ser humano depende desse ecossistema para sobreviver. Com essa nova visão de reaproveitamento, a criança pode instigar a criança a desenvolver seus próprios brinquedos e aguçar a sua imaginação para construir novas histórias a partir das vivências. Finalmente reflete-se sobre a importância de contar histórias dentro do contexto atual, vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, e o papel do professor como mediador e articulador de forças integradoras da contação de histórias. O trabalho é voluntário, sendo articulado em instituições públicas estaduais e municipais e em cursos de formação de professores.
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