Gengivectomia e Gengivoplastia na Estética do Sorriso – Relato de caso
Resumo
A estética do sorriso a cada dia vem sendo mais almejada pelos indivíduos. Com o interesse em realizar satisfações pessoais e relações interpessoais, muitos pacientes procuram os consultórios odontológicos em busca de um sorriso bonito e harmonioso, através de técnicas diversas que alcancem os resultados esperados, aumentando a autoestima e melhorando a convivência em sociedade.
A saúde periodontal e a relação dentogengival são fatores de elevada importância na construção de um sorriso estético, com isso, o aumento de coroa clínica dos dentes anteriores, muda a dimensão dos dentes através de associação das técnicas de gengivectomia e gengivoplastia, que podem ser indicadas quando esses dentes são curtos ou tem exposição excessiva de tecido gengival e o contorno desse tecido é irregular. A gengivoplastia é uma cirurgia plástica, que altera o contorno gengival e, além disso, visa diminuir a margem gengival, criando contorno gengival recortado, afinando a gengiva inserida, criando os sulcos interdentais verticais e remodelando a papila interdentária; indicada quando não há doença periodontal.
Com a adequada relação entre os lábios, margem gengival dos dentes anteriores e as coroas dos dentes, é possível proporcionar de maneira otimista a construção do sorriso estético.
Este trabalho tem como objetivo descrever a técnica de gengivectomia e gengivoplastia através do relato de um caso clínico em que a paciente relata necessidade de melhoria estética do sorriso por apresentar dentes curtos. Gengivectomia associada a gengivoplastia foram os procedimentos escolhidos como alternativa para resolução estética e com resultados satisfatórios à paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na revista Incelências, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor é responsável pelas opiniões e interpretações explicitadas em seu texto e continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Incelências.