DESVALORIZAÇÃO DOCENTE: NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Cleudilene de Jesus Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Leonice Vieira de Jesus Paixão Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Nebson Escolástico da Paixão Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Cleiciane Faria Soares Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Kênia Luiza Ferreira Rocha Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v4i0.1039

Palavras-chave:

Formação acadêmica, Curso de pedagogia, Desvalorização docente

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir das inquietações surgidas durante a participação enquanto acadêmica do Subprojeto Formação do Regente Alfabetizador, do PIBID / CAPES, de Brasília de Minas – MG. Sendo este, resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar e compreender as relações estabelecidas entre os acadêmicos com o curso de pedagogia, procurando identificar, no mesmo, quais os fatores que motivaram a escolha para o referido curso, destacando os fatores que contribuíram e influenciaram nesse processo. Pontuamos como os acadêmicos se sentem nesse contexto, em que a profissão docente vem sendo desvalorizada pela nossa sociedade. A pesquisa traz a luz uma breve reflexão acerca do processo de desvalorização docente baseada nos seguintes autores: Chamom (2005), Freire (2001), Gadotti (2003), Loureiro (2001) e Libâneo (2004), dentre outros. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 35 acadêmicos do curso de pedagogia de uma universidade publica do estado de Minas Gerais. Ao estudarmos a relação dos acadêmicos com o curso de pedagogia e os fatores que definiram a escolha do mesmo, concluímos que, essa escolha se deu, devido a não aprovação dos mesmos em outros cursos almejados por eles, ou como eles mesmos se proclamaram “por falta de opção”. Mediante a pesquisa realizada, foi possível perceber que os principais fatores que desmotivam a classe de futuros docentes são a desvalorização da profissão acerca dos baixos salários, porém, é possível perceber que a docência ainda desperta o interesse de alguns acadêmicos. Infelizmente, a educação tem muitos desafios a vencer, e obstáculos a superar, mas a obrigação de transformá-la não é somente dos professores, mas de todos nós que somos cidadãos de um país marcado pelo fracasso do sistema educacional e das diferenças econômicas entre as classes sociais. Todos nós precisamos nos conscientizar e nos responsabilizarmos em relação á importância da educação do nosso país.

 

 

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Referências

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

Rodrigues, C. de J., Paixão, L. V. de J. ., Teixeira, J. A. L., Paixão, N. E. da ., Soares, C. F. ., & Rocha, K. L. F. . (2019). DESVALORIZAÇÃO DOCENTE: NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 4, 4–15. https://doi.org/10.3131/race.v4i0.1039