LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

  • Mércia Gonçalves Dias Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Mônica Aparecida Neri Passos Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Leonice Vieira de Jesus Paixão Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Nebson Escolástico da Paixão Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Cleiciane Faria Soares Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Kênia Luiza Ferreira Rocha Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Produção de textos, Letramento

Resumo

O presente artigo surgiu a partir dos estudos realizados enquanto professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e professoras supervisoras do Subprojeto Formação do Regente Alfabetizador, do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / CAPES, desenvolvido no município de Brasília de Minas/MG. O cenário que vem se apresentando desde o século XX e início do século XXI indica que nunca foi tão fundamental saber selecionar informações, interpreta-las de acordo com seus contextos e transformá-las em conhecimento, num processo em que a aprendizagem, é uma necessidade contínua, sem a qual corre-se o risco de uma não participação efetiva na sociedade. O desenvolvimento da competência leitora, então, é condição necessária tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para a participação social. Indissociável da questão da leitura coloca-se a produção de textos. Saber produzir textos adequados aos diversos contextos que se apresentam em nosso dia-a-dia é ferramenta básica tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para uma maior inserção social. Assim, o trabalho de produção de texto está associado ao da leitura, seja no que se refere à preparação temática, seja no que ser refere à questão relativa à forma de construção de cada texto e gênero, tendo em vista o contexto de produção. A pesquisa se deu a partir da experiência das professoras autoras e de um estudo bibliográfico fundamentado teoricamente nos seguintes autores Cagliari (1995 – 2001), Jolibert (1994), Soares (1995), os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa entre outros.

 

 

Referências

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC. São Paulo, 1997.

CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e linguística. 10 ed. Pama: São Paulo. 2001.

CASTANHEIRA, Maria L. Maciel, Francisca Isabel P. Martins, Raquel Márcia F. Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Volume I. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de texto. Volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SEE/MG. CEALE. Alfabetizando. Caderno 2. Belo Horizonte. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2° ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1995. 128 p.

SOARES, Maria Inês Bizzotto, Aroeira, Maria Luisa, Porto, Amélia. Alfabetização linguística; da teoria à prática. 1 ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
Publicado
2019-08-08