LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Autores

  • Mércia Gonçalves Dias Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Mônica Aparecida Neri Passos Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Leonice Vieira de Jesus Paixão Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Nebson Escolástico da Paixão Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Cleiciane Faria Soares Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Kênia Luiza Ferreira Rocha Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Produção de textos, Letramento

Resumo

O presente artigo surgiu a partir dos estudos realizados enquanto professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e professoras supervisoras do Subprojeto Formação do Regente Alfabetizador, do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / CAPES, desenvolvido no município de Brasília de Minas/MG. O cenário que vem se apresentando desde o século XX e início do século XXI indica que nunca foi tão fundamental saber selecionar informações, interpreta-las de acordo com seus contextos e transformá-las em conhecimento, num processo em que a aprendizagem, é uma necessidade contínua, sem a qual corre-se o risco de uma não participação efetiva na sociedade. O desenvolvimento da competência leitora, então, é condição necessária tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para a participação social. Indissociável da questão da leitura coloca-se a produção de textos. Saber produzir textos adequados aos diversos contextos que se apresentam em nosso dia-a-dia é ferramenta básica tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para uma maior inserção social. Assim, o trabalho de produção de texto está associado ao da leitura, seja no que se refere à preparação temática, seja no que ser refere à questão relativa à forma de construção de cada texto e gênero, tendo em vista o contexto de produção. A pesquisa se deu a partir da experiência das professoras autoras e de um estudo bibliográfico fundamentado teoricamente nos seguintes autores Cagliari (1995 – 2001), Jolibert (1994), Soares (1995), os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa entre outros.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC. São Paulo, 1997.

CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e linguística. 10 ed. Pama: São Paulo. 2001.

CASTANHEIRA, Maria L. Maciel, Francisca Isabel P. Martins, Raquel Márcia F. Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Volume I. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de texto. Volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SEE/MG. CEALE. Alfabetizando. Caderno 2. Belo Horizonte. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2° ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1995. 128 p.

SOARES, Maria Inês Bizzotto, Aroeira, Maria Luisa, Porto, Amélia. Alfabetização linguística; da teoria à prática. 1 ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

Dias, M. G. ., Passos, M. A. N. ., Paixão, L. V. de J. ., Teixeira, J. A. L. ., Paixão, N. E. da ., Soares, C. F. ., & Rocha, K. L. F. . (2019). LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 4, 68–80. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1041