PERFIL PSICOMOTOR: UM ESTUDO COMPARATIVO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO OLIVEIRA NETO NO MUNICIPIO DE MONTE AZUL-MG

  • Welton Alves Martins Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Aline Marques da Costa Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Djalma Santos Souza Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Wesley dos Reis Mesquita Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
Palavras-chave: Psicomotricidade, Sistema Psicomotor, Educação Física

Resumo

A psicomotricidade é uma ciência que tem o homem como objeto de estudo através de seu corpo em movimento, seu surgimento aconteceu desde o século passado, e seu campo de atuação veio cada vez mais se expandindo, e acabou chegando na área da educação escolar. No estudo da psicomotricidade ao longo do curso de Educação Física tivemos a oportunidade de estudar sua importância na infância e futuro das crianças. Baseados nessa premissa esse estudo pretende descobrir qual o perfil psicomotor dos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Antônio Oliveira Neto, posteriormente comparar o perfil psicomotor dos alunos que foram submetidos á atividades psicomotoras com aqueles que não foram submetidos ás mesmas. Foi utilizado no início e final da pesquisa a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (1995) com todos os alunos, e ao decorrer da pesquisa se trabalhou atividades psicomotoras com um grupo experimental. Após a tabulação e análise dos dados percebeu-se que os alunos que foram submetidos as aulas de Educação Física obtiveram resultados melhores do que os alunos que não foram submetidos ás mesmas, evidenciando assim um desenvolvimento psicomotor dos alunos que foram submetidos as aulas de Educação Física. Por fim, conclui-se que o professor de Educação Física é muito importante na educação infantil, pois através de aulas sistematizadas consegue desenvolver o sistema psicomotor das crianças.

 

 

Referências

AJURRIAGUERRA, J. Manual de psiquiatria infantil. São Paulo: Masson, 1980.
ALMEIDA, Camila Marta de. Perfil psicomotor de alunos com idade entre 7 e 9 anos. EDUCERE, Curitiba, out,2009.
ANTUNES, M. S. A psicomotricidade e os benefícios da educação e da reeducação psicomotora nos casos de distúrbios psicomotores em alunos de 2 a 5 anos da educação infantil. Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2012.
BAGATINI, V. Psicomotricidade para deficientes. Editorial Gimnos, Madrid, 2002.
CARVALHO, N; LAHTI, F; VARGAS, L. A importância de atividades psicomotoras para crianças de 6 a 10 anos.Ciência em movimento, Porto Alegre, 2014.
FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora. Significação Psiconeurológica dos factores psicomotores. Lisboa: Editorial Noticias, 1992.
FONSECA, Vitor da. Introdução as dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FONSECA, Vitor da.Manual de observação psicomotora. Significação Psiconeurológica. Lisboa: Âncora Editora, 1995.
FONSECA, Vitor da.Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FONSECA, Vitor da.Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed,2008.
GALLAHUE, D.; OZMUM, J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte, 2005.
LE BOULCH, J; FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor de 0 a 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
LUCAS, M. Como combater os momentos críticos em competição.Escola psicologia, 2011. Disponivel em: www.escolapsicologia.com.br Acesso em: 29/10/2016.
NASSER, G. C. Psicomotricidade. Cuiabá, MT, 2004.
OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade, educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 2000.
PICQ, L.; VAYER, P. Educação psicomotora e retardo mental.São Paulo: Editora Manole, 1988.
PRADO, V. O. Desenvolvimento da psicomotricidade. Blog Educação Física – Escola Online. Disponivel em: www.valdineieducacaofisica.blogspot.com.br Acesso em: 30/10/2016.
ROSSI, F. S. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Vales do Jequitinhonha e Mucuri:Revista vozes do vales, 2012.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O que é psicomotricidade. Disponível em: www.psicomotricidade .com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade. Acesso em 04/04/2016.
Publicado
2019-08-09