PARADIGMAS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL

  • Josy Matias Universidad Tecnológica Intercontinental
Palavras-chave: Paradigmas, Profissão, Docência

Resumo

Este artigo intitulado Paradigmas da Profissão Docente no Brasil realizada uma breve retrospectiva da história da profissão docente no Brasil e consequentemente da Educação no Brasil, mas, prioristicamente, enfoca a formação dos professores para a sua praxe em sala de aula, compreendendo-se, que, a formação docente restringe-se muito mais a atender as perspectivas do mercado de trabalho do que mesmo as necessidades do profissional da educação, tanto no que se refere a sua prática profissional, quando as suas necessidades mais intrínsecas, que seriam aqueles que satisfariam as suas perspectivas de realização enquanto ser humano.

 

Referências

ARROYO F. Inácio. Formação Profissional. Editora Vozes: Petrópolis: 2001.
BRAZOROTTO, w. O Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Cortez, 2001.
COIMBRA. C. Dasessênciasàs multiplicidades: especialismopsi e produções de subjetividade. Porto Alegre: Artes Médica, 2002.
DAVIS, Keith & NEWSTRON, John W. Comportamento Humano no Trabalho. São Paulo: Livraria Pioneira, 1992.
ESTEVES., J.M. O mal-estar docente - a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.
FOUCAULT, Michael. Microfísica do Poder. Graal. São Paulo: 1979. http://pt.wikipedia.org/wiki/MulticulturalismonoBrasil,Acessado em 08/01/2015.
MATIAS, Josy. Paradigmas da Profissão Docente no Brasil, UTIC - Universidad Tecnológica Intercontinental. Assunção - Py. 2019
NETO, Ferreira Leite João. A formação do psicólogo, Clínica, Social e Mercado. São Paulo, Belo Horizonte?BH: 2004.
NÓVOA, Antonio. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo. Editora Abril, 2001.
PILETTI, Nelson, História da Educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996.TARDIF, Maurice. Saberes Docentes & Formação Profissional. Ed. Vozes. Petrópolis: 2002
Publicado
2019-08-11