GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - ALTERNATIVA DE SOBREVIVÊNCIA

  • Maria das Graças dos Santos Centro Universitário - CESMAC
Palavras-chave: Inovação, Empresas de Pequeno Porte, Práticas de Gestão

Resumo

Empresas de Pequeno Porte correspondem a 98,5% das empresas brasileiras, mas sua participação no PIB nacional é pífio. Carga tributária, exigências fiscais e de mercado, são dificuldades comuns a todas elas  independente do setor ou segmento. Diante da realidade apresentada resta-lhes como única alternativa, INOVAR! O objetivo deste artigo foi apresentar, os conceitos, tipos  e práticas de gestão da inovação factíveis no ambiente referido, segundo a literatura disponibilizada nos veículos de comunicação acadêmica da área de ciências sociais aplicadas. O tipo de pesquisa utilizada, foi a bibliográfica, cujos dados secundários foram coletados em livros , revistas indexadas e nos relatórios de programas específicos do SEBRAE. As conclusões desta investigação apontaram no sentido de que transformação digital , a modernização nas relações de mercado  e sobretudo o atendimento às novas demandas dos mercados ,obriga  que essas empresas revisitem suas práticas gerenciais, sua filosofia e sua cultura objetivando agregar valor ao seu produto, processos ou seus serviços. Resta saber apenas como fazê-lo. Esse processo embora não seja simples, é homologado como alternativa disponível e se apresenta em vertentes bem distintas, apresentadas na Metodologia ALI de Gestão da Inovação. Esta, baseada nos métodos mais avançados e atuais de inovação, utilizando conceitos e ferramentas que quando aplicados, permitem validar a inovação, escalar o negócio e reduzir os riscos.

 

Referências

CARVALHO, Hélio Gomes de; CAVALCANTE, Márcia Beatriz; REIS, Dálcio Roberto dos. Gestão da Inovação: inovar para competir. Brasília : Sebrae, 2009. (Guia do Educador)
CARVALHO, Hélio Gomes de; CAVALCANTE, Márcia Beatriz; REIS, Dálcio Roberto dos. Gestão da Inovação. Curitiba : Aymará, 2011
FAYET, Eduardo Alves et al.(Org.).Gerenciar a inovação : um desafio para as empresas. Curitiba :IEL/PR,2010
OCDE;FINEP. Manual de Oslo : diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação.3.ed.,2005.
O que é gestão da inovação? Descubra o potencial para a sua empresa! Disponível em: SEBRAE/NA. Indicadores sobre os pequenos negócios. Brasília: Sebrae,2019.
Publicado
2019-12-28