GESTÃO DA VIDA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • João Antonio da Silva Almeida Centro Universitário - CESMAC
  • Evanisa Helena Maio de Brum Centro Universitário - CESMAC
  • Márcia Elisabete Wilke Franco Faculdade INEDI
  • Daniela Pereira Ribeiro Faculdade INEDI
  • Leticia Wilke Franco Martins Faculdade INEDI
  • Eliane Rosa Pereira de Moura Faculdade INEDI
Palavras-chave: Ensino Superior, Evasão escolar, Retenção de acadêmicos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo diminuir a evasão no ensino superior através da adaptação acadêmica. Para tanto foi realizado um estudo de caso coletivo com todos ingressantes na Instituição de Ensino Superior em 2016/1, destes 83 alunos do Curso de Psicologia e 50 alunos do curso de Ciências Contábeis participaram de uma intervenção em formato de disciplina denominada “Gestão da Vida Acadêmica”. Nos dois primeiros dias de aula os alunos passaram por uma avaliação global que avaliou questões financeiras, profissionais, emocionais e pedagógicas. A partir dos resultados desta avaliação os alunos considerados em risco de evadir foram encaminhados ao Núcleo de Orientação Acadêmica (NOA), responsável pelo atendimento psicológico e pedagógico, ou para Central de Estágio e Emprego, ou para Assessoria Financeira ou ainda, para a Coordenação do Curso. Após, os alunos participarem de quatro oficinas que compuseram a disciplina. Gestão do tempo, Métodos de estudo, Resiliência e Bem-estar e Compreensão textual. A análise de dados foi realizada de forma quantitativa através do programa SPSS. O principal resultado alcançado com a implementação da proposta foi a diminuição da evasão em 13,5%. Portanto, torna-se importante a compreensão sobre a evasão e retenção no Ensino Superior, o que nos leva a acreditar que propostas inovadoras possam ampliar mais os debates no contexto das Instituições de Ensino Superior.

 

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Publicado
2019-12-30