As Práticas Educativas para a Educação do Campo

Autores

  • Liamara Da Silva Teixeira Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
  • Ivonete Ramalho Piccoli Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
  • Ivanete Pedrosa Da Silva Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Escola do Campo, Educação, Conhecimentos, Ensino – aprendizagem.

Resumo

O presente artigo aborda sobre a Educação do Campo, dentro do sistema educacional. Tendo como eixo a importância de discutir os desafios e as perspectivas que o professor se depara em diferentes situações do cotidiano. Educação do Campo no ensino aprendizagem vem trazer e somar conhecimentos e culturas mostrando realidades diferentes, sendo assim a base para que os educandos desenvolvam suas atividades para o seu crescimento e transformação como ser social com habilidades de conhecer, atuar e refletir de forma ativa mediante a realidade. Traz como objetivo geral compreender o modelo de educação do campo como formadora de sujeitos voltados para o estudo da realidade em que estão inseridos. É de extrema importância que se teçam reflexões de nossas ações educativas, pois estamos sempre nos deparando com os mais longos desafios da caminhada educacional, por isso a pesquisa confirma a importância que a prática educativa contribui para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Para tanto, a Educação do Campo se afirma na defesa de um país vinculado à construção de um projeto de desenvolvimento, no qual a educação é uma das dimensões necessárias para a transformação da sociedade atual.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica do campo. Brasília: MST – coordenação da Articulação Nacional por uma Educação Básica do campo, 2011.

BRASIL. LDB, Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Corde, 1996.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

LUNA, A. C.; ROCHA, E. N. (orgs.). Praticas pedagógicas e formação de educadores (as) do campo: caderno pedagógico da educação do campo. Brasília: dupligráfia, 2009.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE: QUESTÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 111-124, 2019.

SOARES, M. Linguagem e escola: Uma perspectiva social. 13ª Ed. São Paulo: ática, 1995.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Teixeira, L. D. S. ., Piccoli, I. R. ., & Silva, I. P. D. . (2020). As Práticas Educativas para a Educação do Campo . RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 6, 39–48. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1202