Avaliação de Aprendizagem e o Aluno Surdo - Um Estudo de Caso na Cidade de Tutóia - MA

Autores

  • Maria Durciane Oliveira Brito
  • Maria de Nazaré da Silva Sousa
  • Sheila dos Santos Brazil
  • Kátia Maria de Aguiar Freire
  • Maria Clara de Assis Carvalho
  • Suêdes Gomes da Silva

Palavras-chave:

Surdo, Cultura Surda, Avaliação.

Resumo

O presente trabalho vem abordar o processo de avaliação de aprendizagem com um aluno surdo na disciplina de língua portuguesa, um estudo de caso na cidade de Tutóia-MA. O trabalho tem como objetivo conhecer as estratégias utilizadas pelo professor de português no processo de avaliação com alunos surdos e como especifico verifica se o professor ao elaborar atividades avaliativas dos alunos surdos faz algumas adequações; Averiguar como acontece o processo de ensino e aprendizagem em sala na disciplina de português; Analisar as estratégias de correção do professor de português na produção textual do aluno surdo. Para responder a esses objetivos foi necessário uma discussão bibliográfica com os seguintes autores Felipe (1997); Luckesi (2011); Mantoan (2003) e outros meios de pesquisa, foi utilizado a pesquisa de cunho qualitativo, com isso observou-se a grande necessidade do professor ter um conhecimento da LIBRAS para que o processo de avaliação de aprendizagem aconteça de forma inclusiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Durciane Oliveira Brito

[1] Mestranda em Ciências da Educação – UTIC – PY; Especialista em LIBRAS – UFPI / INTA; Especialista em Educação Infantil – ISEPRO; Especialista em Psicopedagogia – FIAR; Graduanda em Letras LIBRAS- UNIASSELVI; Graduada em Pedagogia – UFPI.

Maria de Nazaré da Silva Sousa

[2] Licenciatura em Pedagogia (FAP), Esp. em Educação Infantil e Ensino Fundamental (FECR), graduanda em Letras LIBRAS (UNIASSELVI).   

Sheila dos Santos Brazil

[3] Mestranda em Ciências da educação pela UTIC – PY; Pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças - DEXTER. Graduada em Ciências Contábeis – FAP. 

Kátia Maria de Aguiar Freire

[4] Mestranda em Ciências da Educação – UTIC- PY; Graduada em Pedagogia com habilitação em biologia (UVA); especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (INTA).

Maria Clara de Assis Carvalho

[5] Graduanda em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI Campus Parnaíba – PI

Suêdes Gomes da Silva

[6] Graduando em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI Campus Parnaíba – PI

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências.

BRASIL. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005.

FELIPE, T. A. Escola Inclusiva e os direitos linguísticos dos Surdos. Rio de Janeiro: Revista Espaço – INES, 1997. p. 41-46, Vol. 7.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa cientifica. 4 ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.

LUCKESI, CIPRIANO Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

MANTOAN, M.T. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Brito, M. D. O. ., Sousa, M. de N. da S. ., Brazil , S. dos S. ., Freire, K. M. de A. . ., Carvalho, M. C. de A. ., & Silva, S. G. da . (2020). Avaliação de Aprendizagem e o Aluno Surdo - Um Estudo de Caso na Cidade de Tutóia - MA . RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 6, 49–54. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1205