Ensino através da Mediação Tecnológica durante a Pandemia de COVID 19 no Estado do Amazonas

  • Carlos Alberto Carvalho dos Santos Secretaria de Educação do Amazonas
  • Keyte Rocha da Cruz Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
Palavras-chave: Centro de Mídias. Tecnológicas. EAD. Amazonas

Resumo

O Amazonas por ter uma grande extensão territorial, seus municípios e comunidades do interior ser de difícil acessa a Secretaria de Estado e Educação (SEDUC-AM) encontra muitas dificuldades em disponibilizar o direito básico a educação a todos. Para solucionar esta problemática a SEDUC-AM criou há treze anos o centro de mídia afim de solucionar o problema de acesso a educação por meio de mídias tecnológica, transmitindo via internet aulas gravadas a todo interior em que não possuem professores especializados em todas as áreas de conhecimento. O centro de mídia por mostrar bons resultados e ser reconhecido nacionalmente por entidades educacionais governamentais, está sendo um grande recurso para se dá continuidade ao corrente ano letivo diante do momento crítico mundial que é a presença do covid_19. Com o intuito de abordar o ensino através do centro de mídia durante a pandemia é que se resolveu elabora o presente artigo. O artigo se trata de uma revisão bibliográfica na qual a pesquisa realizada por meios de artigo, livros, periódicos universitários e sites. Durante a pandemias diversas são as mídias tecnológica utilizadas pelo centro de mídia e a SEDUC-A, dentre elas se pode citar aplicativos (whatsapp e mano), portal AVA, site saber mais, youtube, canais estatais aberto de TV e outro, todos com a finalidade de alcançar o maior numero de alunos das escolas públicas dos estado, sendo elas estaduais ou municipais. Assim, os esforços do centro de mídia têm sido validos no processo de ensino do Estado do Amazonas.

 

Biografia do Autor

Carlos Alberto Carvalho dos Santos, Secretaria de Educação do Amazonas

Licenciado em Matemática e Química, Especialista em Metodologia do ensino da Matemática e Física. 

Keyte Rocha da Cruz, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Licenciado em Matemática, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Mestre em Educação Matemática e Doutorando em Ciências da Educação. 

Referências

AMAZONAS. Secretaria do Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Amazonas, 2007. Disponível em: acesso em: 14 de jun., 2020.
______. Proposta Pedagógica. Ensino Médio com Mediação Tecnológica. 2014. Centro de Mídias de Educação do Amazonas.
______. Secretaria do Estado de Educação. Projeto Aula em Casa. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. acesso em 26 de abril de 2020

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008

BRASIL. Presidência da República. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em. Acesso em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm: 25 de abril de 2020.

______. Ministério da Educação. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htm. Acesso em: 25 de abril de 2020.

______Ministério da Educação. (2017a). Documento histórico e analítico sobre a legislação de educação na modalidade a distância. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manaus: Amazonas.

______Ministério da Educação. (2017b). Estudo Analítico acerca da interatividade alunos-professor no Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manaus: Amazonas.

______Ministério da Educação. (2017g). Relatório sobre as metodologias e abordagens utilizadas no âmbito do ensino presencial com mediação tecnológica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manaus: Amazonas.

______Ministério da Educação. (2017h). Relatório sobre a implementação do Centro de Mídias de Educação do Estado do Amazonas. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manaus: Amazonas.

______Presidência da República. Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em: 25 de abril de 2020.

NETO, José; MELO, Luci; XIMENES, Maria. Processos Comunicacionais na Educação com Mediação Tecnológica no Estado do Amazonas. Disponível em:. Acesso em: 14 de jun., 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 1, p. 3-15, 2018.
Publicado
2020-11-18