Reconhecendo a Exclusão Educacional dos Discentes com Deficiências: Expondo Problemas Estruturais e Violações dos Direitos Inclusivos nos Espaços Acadêmicos

  • Túlio Mello Teixeira SEEDUC
Palavras-chave: Inclusão, sistema de ensino e preconceito.

Resumo

Nossa pesquisa sintetizou as principais violações aos direitos inclusivos dos discentes portadores de deficiências bem como realizamos uma investigação aplicada sobre os principais preconceitos acometidos nos espaços sociais das academias devido a baixa qualificação dos docentes ao lidarem com alunos que possuem necessidades educacionais especiais, fizemos apontamentos de acontecimentos referentes ao descaso das gestões e direções das instituições de ensino que falham ao efetivarem um sistema de aprendizagem comprometido com a alteridade e inventariamos situações com as quais transmitimos aspectos problemáticos no cotidiano escolar que trazem em si consequências prejudiciais aos estudantes com deficiências relacionadas a aspectos sociais, pessoais, profissionais, culturais e jurídicos.

 

Referências

BOURINE, C. Rita. Considerações Gerais Sobre Dificuldade de Aprendizagem. Revista Eletrônica FACIMEDIT, v.2, n.2, jul-dez 2015. Disponível www.extensão.cecierj.edu.br . Acesso 29 de Outubro de 2020.
Lei número 13.146 de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível www.planalto.gov.br . Acesso 30 de Outubro de 2020.
Lei número 10.098 de 2000. Disponível www.planalto.gov.br . Acesso 30 de Outubro de 2020.
Lei número 15.830 de 2015. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Disponível www.al.sp.gov.br . Acesso 30 de Outubro de 2020.
SOUZA, Marisa. Diferenciação Pedagógica: Reflexões e Perspectivas. Disponível www.extensão.cecierj.edu.br . Acesso 29 de Outubro de 2020.
Publicado
2020-11-26