Educação de Jovens e Adultos - (EJA): Uma Análise do Processo de Ensino-Aprendizagem a partir da Construção Prática dos Sólidos Platônicos na Escola Estadual Júlia Bittencourt no Município de Manaus - AM - Brasil

Autores

  • João Lúcio Campos da Silva Universidad Autónoma de Asunción - UAA
  • Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará - SEDUC

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Geometria, Materiais concretos.

Resumo

O presente artigo tem como tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA): Uma análise do processo de ensino-aprendizagem a partir da construção prática dos Sólidos Platônicos na Escola Estadual Júlia Bittencourt no Município de Manaus-Am-Brasil. Será abordada a importância do desenvolvimento de práticas construtivas por meio da utilização de materiais concretos nas aulas de Matemática. Busca investigar as contribuições da utilização de materiais concretos como uma nova proposta metodológica para o ensino dos Sólidos Platônicos na Educação de Jovens e Adultos-EJA, fase II, turma 04, turno noturno, da Escola Estadual Júlia Bittencourt situada em Manaus- Amazonas. Para tanto, será analisada as metodologias aplicadas pelo professor da EJA e, em especial, a ação de propor a experiência com atividades concretas como metodologia de ensino para aulas de Geometria Platônica. Esse estudo tem como objetivo analisar como a construção prática impactaria concretamente na assimilação do conteúdo abordado, fazendo com que o aluno conseguisse fixar o entendimento teórico. A metodologia eleita para o desenvolvimento desta pesquisa é a pesquisa qualitativa, que utiliza o método fenomenológico. Concluindo assim que, as aulas se tornam mais dinâmicas, atrativas e diversificadas, sem perder as referências metodológicas e didáticas elencadas no que determinam os documentos oficiais da Educação Básica.   

 

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Biografia do Autor

João Lúcio Campos da Silva, Universidad Autónoma de Asunción - UAA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (2014). Professor de Matemática na rede estadual do Estado do Amazonas, no município Manaus. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción-UAA, Paraguai- (PY). E-mail: João_lucio@hotmail.com

Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne, Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará - SEDUC

Doutora em Ciência da Educação pela Universidad Autônoma de Asunción - UAA (2011). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará -UFPA (2006). Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas (2015). Especialista em Administração Escolar - UCAM (2005). Especialista em Ensino Superior pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia - UNAMA -1989 -. Pedagoga da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará-SEDUC (1993). Pedagoga da Coordenação da Educação Especial - COEES (2012). E-mail: clarazevedo@globo.com

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, J. L. C. da ., & Mont’Alverne, C. R. da S. A. (2020). Educação de Jovens e Adultos - (EJA): Uma Análise do Processo de Ensino-Aprendizagem a partir da Construção Prática dos Sólidos Platônicos na Escola Estadual Júlia Bittencourt no Município de Manaus - AM - Brasil. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 8, 97–112. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1365