Estudo Organizacionais Críticos: Análise de uma Gestão Escola, Observaçãoes em duas Escolas Estaduais no Município de Parnaíba

Autores

  • Katiana de Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
  • Layanne da Costa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria Clara de Assis Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
  • Suêdes Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
  • Eline Cristina de Paula Silva ISEPRO

Palavras-chave:

Escola, Gestão, Alunos, Professores

Resumo

O presente artigo aborda a análise de uma gestão escolar realizado mediante as pesquisas e observações em duas escolas da cidade de Parnaíba-PI, onde foram identificadas algumas falhas dos gestores nas instituições de ensino não havendo participação dos mesmos nas atividades escolares. O nosso objetivo geral é promover resultados coletados, analisando assim uma mudança sobre como se deve desempenhar uma boa gestão, uma boa atuação de um gestor e suas contribuições no desempenho escolar. Como objetivos específicos apresentamos novas visões sobre o papel do gestor; especificamos como uma boa gestão contribui positivamente no desenvolvimento das instituições de ensino; mostrando assim a importância de uma gestão de qualidade no ambiente escolar; neste trabalho contamos com uma ajuda bibliográfica, contextualizando o referencial teórico. A metodologia tem caráter descritiva, pesquisa de campo, uso de artigos científicos e livros que aborda nossa temática, GIL (1999). Contudo, pouco se discute sobre essa questão, qual o sentido de uma boa gestão escolar. Portanto mediante ao assunto abordado identificamos que os gestores precisam se transformar dentro do seu espaço de trabalho, seja consigo mesmo e entre pares ou com a equipe da escola, o papel desses gestores é fazer com que esse ambiente funcione adequadamente para que os alunos e funcionários tenham boas ideias e consequentemente estarem sempre presente tomando decisões adequadas para o ambiente escolar.

 

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Biografia do Autor

Katiana de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Graduanda em Licenciatura em Química.

Layanne da Costa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Graduanda em Licenciatura em Química.

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação – UTIC- PY; Graduanda em Letras Libras – UNIASSELVI; Graduada em Pedagogia – UFPI; Especialista em LIBRAS – INTA – UFPI, Especialista em Educação Infantil – ISEPRO; Especialista em Psicopedagogia – (FIAR). 

Maria Clara de Assis Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Graduanda em Licenciatura em Química . 

Suêdes Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Graduando em Licenciatura em Química. 

Eline Cristina de Paula Silva, ISEPRO

Graduada em Licenciatura em Pedagogia - UFDPar; pós graduanda em Neuropsicopedagogia - ISEPRO.

Referências

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Publicado

2021-01-23

Como Citar

Silva, K. de O., Silva, L. da C. ., Brito, M. D. O. ., Carvalho, M. C. de A. ., Silva, S. G. da, & Silva, E. C. de P. . (2021). Estudo Organizacionais Críticos: Análise de uma Gestão Escola, Observaçãoes em duas Escolas Estaduais no Município de Parnaíba. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 9, 69–77. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1381