O Ensino Matemático dos Sólidos de Platão para Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da Construção Prática
Resumo
Este artigo trata de parte um objeto de pesquisa de uma ação prática desenvolvida no ensino Matemático sobre os sólidos de Platão. Dando ênfase a contraposição da utilização apenas de livros didáticos pelos professores de Matemática e investindo em práticas voltadas para a construção prática e seus desdobramentos no processo de ensino dos Sólidos Platônicos. Um dos grandes desafios para os professores da EJA atualmente é buscar uma metodologia de ensino que seja atraente e dinâmica e que faça sentido para esse público, uma vez que houve uma ruptura no processo de escolarização desses indivíduos, a maioria permaneceram por anos longe da escola, e sendo a educação um processo dinâmico que se configura de acordo com os avanços do mundo atual, torna-se indispensável repensar a escola e as formas de ensinar e aprender nas diferentes áreas de conhecimento, considerando que a realidade que esses alunos se deparam hoje ao retornar à escola já não se assemelha àquela a qual experienciaram antes de abandonarem a sala de aula. A contribuição deste tema é ampla, primeiramente, dará suporte aos alunos e professores da EJA, propondo um meio pedagógico mais atrativo e de fácil compreensão; e às escolas, para que estas tenham a conscientização da importância de incorporar métodos educativos que estejam interligados a realidade dos alunos e que vise sempre um processo de ensino voltado para prática, desligando-se de meios mecanizados no ensino da Matemática e em particular dos sólidos de Platão.
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