Avaliação de Desempenho no Serviço Público: como tem sido feita, quais os resultados e as principais dificuldades do processo.

  • Ludymilla Carvalho de Barros Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Alvarenga Marques Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Gestão de pessoas, Avaliação de desempenho, Serviço público

Resumo

A avaliação de desempenho (AD) é uma ferramenta necessária para a gestão de pessoas em qualquer organização e no setor público, diferentemente do privado, ela é instituída por Lei. Este estudo descritivo e com abordagem qualitativa teve como objetivo verificar como tem sido feita a avaliação de desempenho no setor público. Para alcançá-lo foram estabelecidos quatro objetivos específicos: descrever o método de avaliação de desempenho utilizado em cada caso; apresentar um quadro com as principais informações sobre cada sistema; identificar os principais problemas relatados sobre a avaliação de desempenho; e analisar comparativamente os casos em contraponto com a literatura especializada. A investigação se deu a partir da análise sistemática de publicações do Google Acadêmico feitas nos últimos cinco anos que atendessem aos descritores propostos: que o campo de estudo fosse organização pública, que houvesse descrição clara do método empregado para AD, que os resultados da avaliação fossem apresentados, que as dificuldades da AD fossem relatadas. Seis artigos atenderam aos descritores e foram, então, analisados conforme os objetivos propostos e em comparação com as teorias de avaliação de desempenho. Os resultados revelaram que os sistemas de avaliação de desempenho utilizados apresentam pontos positivos, porém demonstrou a necessidade de evoluir em vários aspectos, tais como: estruturação e organização na condução do processo, treinamento para os avaliadores e preparação das demais partes envolvidas no processo. Por fim, percebeu-se a necessidade de inserir a avaliação de desempenho na cultura organizacional indo além de apenas uma obrigação legal para como um instrumento voltado à melhoria do desempenho do indivíduo e, consequentemente, da organização na prestação dos serviços públicos.

 

Biografia do Autor

Ludymilla Carvalho de Barros, Universidade Federal de Alagoas

Bacharela em Administração pela UFAL

Adriana Alvarenga Marques, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora do Curso de Administração da FEAC-UFAL

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Publicado
2021-05-01