A Importância da Educação à Distância no Contexto da Pandemia de COVID 19

  • Marciel Costa de Oliveira Faculdad de Ciências Sociais - FICS
Palavras-chave: COVID 19, Educação à Distância, Pandemia

Resumo

Este artigo intitulado “A importância da educação à distância no contexto da pandemia de Covid 19” tem por objetivo analisar alguns aspectos como a educação à distância pode contribuir para o processo educativo, diante da pandemia do coronavírus (COVID 2019) cuja amplitude alcançou uma proporção mundial, mudando a configuração das formas de convivência social em vários países, entre eles o Brasil. Observa-se que, a Educação Básica e o Ensino superior tiveram que desenvolver ações, diante da urgência da necessidade de mudanças na Educação, o que provocou alguns impactos nos rumos do processo educativo e das políticas educacionais do País. Sabe-se que, a pandemia da Covid-19 trouxe imensos desafios em todos os setores, tanto no Brasil como no mundo, visando minimizar o amplo processo de disseminação deste novo Coronavírus, foram impostas medidas rígidas de isolamento social, cuja adoção tem sido feita por diversos países na escala global, contudo ainda não se sabe até quando essas medidas deverão ser necessárias. Nesta pesquisa, utilizou-se como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica, mediante a seleção e análise bibliográfica de artigos, teses, revistas eletrônicas, jornais, noticiários em portais eletrônicos e legislação que abordam a presente temática. Neste sentido, foi possível apontam-se alguns resultados parciais que sinalizam para a importância da educação a distância neste contexto contemporâneo, principalmente considerando a pandemia da Covid 19, onde muitos municípios, estados e países passaram a adotar esta modalidade de ensino, por conta da rígida necessidade de isolamento social como forma de enfrentamento dessa pandemia. Por fim, através desta análise, considera-se que, na atualidade, o ensino à distância, através do uso de uma variedade de tecnologias digitais modernas permitiram a continuidade dos processos educativos neste contexto de pandemia, desde a educação básica até o ensino superior.

 

Biografia do Autor

Marciel Costa de Oliveira, Faculdad de Ciências Sociais - FICS

Pos Doutorando em Educação,Doutor em Ciências Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Especialista em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Tecnologias e Educação a Distancia, Especialista em Tutoria em Educação a Distancia, Especialista em atendimento Educacional Especializado, Graduado Licenciatura em Pedagogia, Graduação Licenciatura em Historia. Graduando em Educação Especial, Graduando sem Serviço Social, Graduando em Gerontologia. O mesmo possui experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial Inclusiva, Didática, Educação a Distancia, LIBRAS, Gestão Escolar e Docência Superior na Graduação e Especialização.

Referências

ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Educação à distância: limites e possibilidades. São Paulo: Lynn, 2003.

AZEVEDO, Adriana Barroso; SATHLER, Luciano. Educação a Distância diante dos desafios de uma formação inclusiva. São Paulo: ABED, 2009.

BELLONI, Maria Luisa. Educação a Distância. Campinas, Autores Associados, 2012.

BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

_______. Decreto no. 9.057 de 2017. Brasília: Diário Oficial da União, 2017.

CUNHA, Silvio Luiz Souza. Reflexões sobre o EAD no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, n. 2, 2006.

DOS SANTOS, Carlos Alberto Carvalho; DA CRUZ, Keyte Rocha. Ensino através da Mediação Tecnológica durante a Pandemia de COVID 19 no Estado do Amazonas. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 8, p. 43-53, 2020.

OLIVEIRA, Rafaela. Educação a Distância ou Educação não presencial? Juiz de Fora: UFJF, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.
Publicado
2021-05-05