Os Desafios Contemporâneos da Educação à Distância para a Formação de Professores

  • Marciel Costa de Oliveira Faculdad de Ciências Sociais - FICS
Palavras-chave: Educação, Ensino à distância, Formação de Professores

Resumo

Este artigo intitulado “os desafios contemporâneos da educação à distância para a formação de professores” tem por objetivo problematizar o processo de formação de professores na modalidade de educação à distância. Sabe-se que, a educação à distância embora não seja um processo tão novo, nos últimos anos vem passando por um amplo processo de expansão, principalmente pelas grandes inovações tecnológicas ocorridas na sociedade global. A modalidade da educação à distância alcançou uma grande expansão na contemporaneidade, permitindo um maior acesso de pessoas ao ensino superior, especialmente na formação de professores. Com a evolução do marco legal da EaD no Brasil, a partir das mudanças advindas com o Decreto nº 9.057, de 2017, verifica-se a flexibilização dos processos de avaliação e credenciamento instituições de ensino superior, o que facilitou o processo de formação de docentes. Para realização deste trabalho, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, ferramenta que propiciou a compreensão da temática escolhida e fornecimento de subsídios para a elaboração teórica. A educação à distância apresenta ainda muitos desafios contemporâneos no processo de formação dos professores, sobretudo no que corresponde a garantia de uma educação de qualidade. Verifica-se que, a educação à distância vem ganhando espaço na sociedade, sendo apoiada por uma ampla legislação educacional. Conclui-se que, a educação a distância pode ser apontada como uma estratégia importante para o aumento da qualificação do número de professores da educação básica para alcance da habilitação adequada, porém o modelo implementado ainda apresenta muitos desafios e até mesmo fragilidades, para que se torne uma oferta efetiva no Brasil.

 

Biografia do Autor

Marciel Costa de Oliveira, Faculdad de Ciências Sociais - FICS

Pos Doutorando em Educação,Doutor em Ciências Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Especialista em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Tecnologias e Educação a Distancia, Especialista em Tutoria em Educação a Distancia, Especialista em atendimento Educacional Especializado, Graduado Licenciatura em Pedagogia, Graduação Licenciatura em Historia. Graduando em Educação Especial, Graduando sem Serviço Social, Graduando em Gerontologia. O mesmo possui experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial Inclusiva, Didática, Educação a Distancia, LIBRAS, Gestão Escolar e Docência Superior na Graduação e Especialização.

Referências

ALVES, Thyanne. MENEZES, Afonso. VASCONCELOS, Flávia. Crescimento da educação a distância e seus desafios: uma revisão bibliográfica. REVASF, Petrolina, PE, vol. 4, n. 6, p. 63-74, dez. 2014.

BERGAMO, Regiane. Formação docente e educação a distância. Curitiba: Educere, 2011.

BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CERDAS, Luciene. CORREA, Marcelo. OLIVEIRA, Edmundo. Formação de professores a distância: contribuições e desafios. Fortaleza: EdUECE, 2015.

DOS SANTOS, Carlos Alberto Carvalho; DA CRUZ, Keyte Rocha. Ensino através da Mediação Tecnológica durante a Pandemia de COVID 19 no Estado do Amazonas. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 8, p. 43-53, 2020.

MAIA, Marta de Campos. O uso da tecnologia de informação para a educação a distância no ensino superior. São Paulo: FGV, 2003.

MARTINS, Karine. FROM, Danieli. A importância da educação a distância na sociedade atual. São Paulo: FDB, 2016.

MEDEIROS, Simone. A Docência (e a formação docente) na Educação a Distância (EaD): notas para reflexão. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 231-354, jul./dez, 2010.

MINATTI, Zuleide Demetrio; THOMÉ, Nilson. A formação do professor para atuação em ead nos cursos de pedagogia de Santa Catarina. UNIPLAC. IX ANPED SUL. 2012.

MUGNOL, Marcio. A Educação à Distância no Brasil: conceitos e fundamentos. ISSN 1518-3483. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009.

NICOLAIO, Kelly; MIGUEL, Luciana. A democratização do ensino por meio da educação a distância. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 5, n. 9, p. 68-91, jan./ jun. 2010.

PEREIRA JUNIOR, Basílio. Educação a distância (EAD): um desafio contemporâneo da docência. In: RODRIGUES, Janine. RODRIGUES, Silvestre. (ORGS). Desafios contemporâneos da docência. João Pessoa: Editora Octa, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.
Publicado
2021-05-26