Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9782-8458
  • Edel Guilherme Silva Pontes
  • Robespierre Cocker Gomes da Silva SEDUCE - Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás
  • Luciano Martins da Silva Universidad San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.3131/race.v1i0.795

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática, Pensamento matemático, Contextualização em matemática.

Resumo

A evolução da humanidade por meios tecnológicos gerou diversas reflexões sobre o real papel da escola básica em motivar suas crianças aprendizes no escopo de contemplar novos conhecimentos e saberes. O ato de ensinar matemática, o pensamento matemático e a contextualização em matemática são temas fundamentais para minimizarmos as defasagens entre a escola de ensino tradicional e a criança do século XXI. Este artigo de cunho teórico tem como objetivo apresentar uma proposta no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças das séries iniciais da educação básica.  Duas experiências com operações elementares de matemática são apresentadas no intuito de gerar maior interesse das crianças por essa ciência tão importante para entendermos os fenômenos da natureza.

 

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Pontes, E. A. S., Pontes, E. G. S., da Silva, R. C. G., & da Silva, L. M. (2018). Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE - Revista De Administração Do Cesmac, 1, 3–15. https://doi.org/10.3131/race.v1i0.795