A Teoria dos Jogos: Conflito e Colaboração
DOI:
https://doi.org/10.3131/race.v1i0.797Palavras-chave:
Conflito, Colaboração, Teorema minimax, Equilíbrio de Nash.Resumo
Este artigo objetivou apresentar a importância da teoria dos jogos como instrumento matemático de compreensão dos fenômenos sociais do mundo moderno. A teoria dos jogos apresenta para as ciências, em geral, uma nova filosofia de cooperação. Dois verbos têm um sentido bastante usual na linguagem dos jogos: desertar e cooperar. Quando jogamos uma partida de gamão esperamos um vencedor, em contra partida, quando um novo empresário quer entrar em um mercado bastante competitivo, é necessário que ele avalie todas as possíveis estratégias de sucesso e fracasso, de sua entrada, numa área já dominada por outros empresários (jogadores). E neste caso, o simples fato de cooperação entre os jogadores nos leva a possibilidade de resultados mais otimistas.
Downloads
Referências
BÊRNI, Duílio de Ávila. Teoria dos jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed.,2004.
FIANI, Ronaldo. Teoria dos jogos: para cursos de administração e economia. – 2 ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
FIGUEIREDO, Reginaldo Santana. Teoria dos Jogos: Conceitos, Formalização Matemática e Aplicação à Distribuição de Custo Conjunto. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v1n3/a05v1n3.pdf>. Acesso em: 29 de Julho de 2018.
HEIN, Nelson; OLIVEIRA, Rafaela C. de; LUNARDELLI, Paulo A. Sobre o uso da teoria dos jogos na tomada de decisões estratégicas. ENEGEP, 2003. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2003_tr0605_1538.pdf >. Acesso em: 28 de Julho de 2018.
PINHEIRO, Armando Castelar, SADDI, Jairo. Direito: economia e mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
VITORINO FILHO, Valdir Antonio; NETO, Mario Sacomano; ELIAS, Jorge José. Revista CONTEÚDO, v. 1, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/24/16>. Acesso em: 28 de Julho de 2018.