APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA APRENDIZAGEM POSSÍVEL

  • Tâmara Moraes Bastos Instituto Federal de Alagoas
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Uma prática pedagógica que não apresenta significados para o aluno termina por gerar uma educação que massifica, pois não faz conexões com sua realidade, dificultando a construção no aluno de um pensamento autônomo, crítico e criativo, e, portanto, incapaz de transformar a realidade.  É importante que cada educador encontre caminhos possíveis para desenvolver aprendizagens significativas em sua sala de aula, compreendendo sua importância na formação integral do seu aluno, pois acreditamos que aprendizagem significativa é sim possível.

 

 

 

Referências

AUSUBEL,D. Psicologia educativa: um ponto de vista cognoscitivo. México. Trillas, 1976.

AUSUBEL,D.; NOVAK, J, e HANESIAN, H. Educational Psychology: A cognitive view (2nd Ed). New York: Holt, Rinehart e Wilnston, 1978.

AUSUBEL, David. Teoria de David Ausubel. In: Disponível na internet via: www.rdefendi/ausubel.ausubel.htm.2001. Acesso em: 18/03/02.

COOL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes médicas, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.

HARGREAVES, A.; EARL, L. & RYAN, J. Educação para mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LIBÂNIO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2001.

MASLOW, A. Some educational implications on humanistic psychologias. In: COOL, Salvador. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, pp. 147.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.

MOREIRA, A.F. Os parâmetros curriculares nacionais em questão. Revista Educação e Realidade. V. 21, n. 1, pp.23-45, 1996.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MOREIRA, Marco Antonio & MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista da Administração, v. 1, p. 3-15, 2018.

SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

TOURAINE, Alain. Carta aos socialistas. In: LIBÂNIO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2001. pp.23.

Publicado
2018-10-04