EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

  • Adriana Pinheiro Leal Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Alberto Mário Mafra Netto Centro Universitário CESMAC
  • Inêz Carneiro Barbosa Centro Universitário CESMAC
Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Eficiência, Planejamento

Resumo

Este artigo constitui-se em uma pesquisa bibliográfica que busca informações a respeito da comunicação nas organizações. Buscou-se desenvolver um trabalho voltada para a preocupação da eficiência do processo comunicação dentro das organizações. Comunicar-se faz parte do dia-a-dia das pessoas desde o início da história da humanidade, sendo através desse processo que os relacionamentos são estabelecidos. Desse modo, devido sua importância e pelo fato de ser considerada a base de todas as relações humanas, a comunicação, quando bem conduzida, traz contribuições significativas para o mundo corporativo. Assim, percebeu-se a necessidade de trabalhar tal temática, com a finalidade de ressaltar que a comunicação eficaz é imprescindível para o andamento correto das atividades e que só assim, as organizações poderão atingir excelência dos produtos e serviços.

Referências

BUENO, W. C. A comunicação empresarial estratégica: definindo os contornos de um conceito. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 4, n. 07, 2010

BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva,2009.

CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992.

DUSSAULT, G. A gestão dos serviços públicos de saúde: características e exigências. Revista de Administração Pública. 1992.

FRANÇA, F. Comunicação Institucional na era da qualidade total. São Paulo: ECA/USP, 1997.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: editora Atlas, 1987.

LINO, K. M. S.; GONGALVES, M. F.; FEITOSA, S. L. Administração hospitalar por competência: o administrador como gestor hospitalar. Projeto (Pesquisa em Administração). Escola Superior da Amazônia. Administração, 2008.

MOREIRA, T. S. O que é comunicação empresarial. 2011. Disponível em:< http://gerindoareputacao.wordpress.com/2011/04/26/o-que-e-comunicacao
-empresarial-3/>Acesso em: 24 nov. 2018.

KUNSCH, M. M. K. A Comunicação Integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil. Comunicação para o mercado. ( Org. Tupã Gomes Corrêa/ São Paulo: Edicon,1995).

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

HOHLFELDT, A.; MARTINO, C. L.; FRANÇA, V. V. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Rio de Janeiro: 10 ed.:Vozes,2010

OLIVEIRA, I. L.; PAULA, M. A. O que é Comunicação estratégica nas organizações? - São Paulo: Paulus, 2007

PEREIRA, J. B. Pelas estradas de Caio Martins de Esmeraldas a Urucuia: um ideal em marcha. Belo Horizonte: Ed. Do autor, 2010.

STEINER apud Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas – 17 ed. – São Paulo: Atlas, 2002, pág.34.

TORQUATO, G. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

TORQUATO, G. Comunicação Empresarial: comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1986.
Publicado
2019-04-11