A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA ESCOLA: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO DA SAÚDE

  • Alessandra de Matos Pinto Centro Universitário Cesmac
  • Rosiete Pereira da Silva Centro Universitário Cesmac
  • Beatriz Bispo Peixoto Centro Universitário Cesmac
  • Larissa de Rezende Gomes Alves

Resumo

O projeto foi realizado em uma Escola da Rede Municipal da cidade de Maceió-AL visando à orientação dos docentes quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, promovendo um espaço de interação entre as docentes e incentivando o cuidado com a saúde, uma vez que os professores estão em constante pressão emocional. Foi motivado pela percepção de que a sociedade, em sua maioria, tende a enquadrar as pessoas segundo os seus critérios, gerando prejuízo imensurável. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica, exploratória, participativa e qualitativa com a realização de atividades corporais e técnicas ludopedagógicas. Como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se Vygotsky (1939); Rego (2009); D’Abreu (2012) e outros. Com as intervenções foi vista uma melhoria na interação entre as docentes, possibilitando a modificação na comunicação e na convivência. Baseado nos resultados obtidos constatou-se a necessidade do profissional de psicologia no âmbito escolar, promovendo o cuidado com a saúde e o esclarecimento das dificuldades de aprendizagem, assim, contribuindo para melhora do desempenho.

Publicado
2019-08-21