O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Priscila Franzin da Silva Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Imaculada da Conceição de Oliveira Jesus Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Giselene de Fátima Farias Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
Palavras-chave: Inclusão, Socialização, Processo aprendizagem

Resumo

Este trabalho busca mostrar a importância da inclusão no processo de socialização e aprendizagem da criança através de utilização de metodologias pedagógicas alternativas que possibilitem o conhecimento das dificuldades de aprendizagem. Sabemos que muitos educandos são rotulados e deixados de lado por apresentarem grande dificuldade no processo de aprendizagem escolar. Sendo assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi enfatizar a importância do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem escolar, que são realizadas pelo psicopedagogo em conjunto com outros profissionais. Tendo como base uma questão bibliográfica fundamentada em alguns autores com os possíveis fatores que influenciam o insucesso escolar e que precisam ser considerados na avaliação diagnóstica. Também, foram descritos algumas dificuldades de aprendizagem comuns no âmbito escolar ligado à leitura e a escrita. Através da pesquisa observou-se que quando a criança apresenta dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, isso, lhe causa frustração, e pode desencadear outros problemas. Por isso, essas crianças precisam ser avaliadas por profissionais especializados que levantarão dados que possibilite meios de intervenção adequada no processo de aprendizagem.  

Referências

AZEVEDO, A. D. et alii. Aprendendo e ensinando a lidar com deficiências na comunidade. Manual 1º e 2º fascículos. São Paulo: s.l., 1993.

BRASIL. Leis, etc. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo. Editora do Brasil, 1996.

BOSSA, Nadia A. Dificuldades de Aprendizagem: O que são? E como tratá-las? 2. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DECLARAÇÃO de salamanca e linha de ação sobre necessidades educacionais especiais. Brasília: s.l., 1994.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2 ed.Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

MAZZOTA, M. J. de S. Inclusão e Integração ou chaves da Vida Humana. In:__. Anais do Congresso ibero-americano de Educação Especial. Brasília: Editora Qualidade, 1998.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.

Publicado
2019-10-06