A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS

  • Ivonete Isacksson
Palavras-chave: Livro Didático, Língua estrangeira, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O estudo sobre a importância do livro didático no ensino de Línguas leva em consideração a clientela que faz uso desse elemento tão cotidianamente indispensável para a vida de tantas pessoas que tem no Livro Didático, muitas vezes, a única oportunidade de obtenção de um exemplar escrito para dominar ou exercitar os conhecimentos de leitura, bem como, orientar as atividades no ensino escolar. De certo a visão positiva em relação à utilização do livro didático não é unanime, algumas críticas são contrárias ao uso do referido material em sala de aula. Alegam, entre outras coisas, o uso inadequado que o professor faz do livro transformando-o em único recurso didático. Limitando assim a aquisição e a difusão do conhecimento tanto pelo docente quanto pelo discente.

 

Referências

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? Ática. São Paulo, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos. PNLD 2012: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2011.
CORACINI, Maria José. (Org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Pontes. São Paulo, 1999.
CORACINI, M. J. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Pontes. Campinas - SP, 1999.
FARIA, Ana Lúcia G. De. Ideologia no Livro Didático. Polêmicas do Nosso Tempo. São Paulo, 1984.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, através do Guia do Livro Didático. 2007 (2006, p.11).
Publicado
2019-10-11