A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR

  • Marcilei da Silva Santos
  • Evanilde da Silva Gonçalves
  • Luzia da Silva Gonçalves Ponce
Palavras-chave: Intervenção, Psicopedagogia, Aprendizagem

Resumo

Este artigo reflete as questões referentes em como saber lidar e como intervir nas dificuldades de aprendizagem escolar, uma vez, que se observa ao longo da experiência profissional, que muitos educadores se utilizam de diversas ações pedagógicas para levar o aluno a superar o fracasso escolar e quase sempre não obtém êxito.  Sabemos que muitos educandos são rotulados e deixados de lado por apresentarem grande dificuldade no processo de aprendizagem escolar. Sendo assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi enfatizar a importância do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem escolar, que são realizadas pelo psicopedagogo em conjunto com outros profissionais. Tendo como base uma questão bibliográfica fundamentada em alguns autores com os possíveis fatores que influenciam o insucesso escolar e que precisam ser considerados na avaliação diagnóstica. Também, foram descritos algumas dificuldades de aprendizagem comuns no âmbito escolar ligado à leitura e a escrita. Através da pesquisa observou-se que quando a criança apresenta dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, isso, lhe causa frustração, e pode desencadear outros problemas. Por isso, essas crianças precisam ser avaliadas por profissionais especializados que levantarão dados que possibilite meios de intervenção adequada no processo de aprendizagem.

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Publicado
2019-10-19