VERIFICAR OS ASPECTOS GERAIS DOS SISTEMAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO NO URUGUAI

  • Aldinéia Aguiar Sanches Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Lecy Cardozo da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Liliane Gomes da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Sara Susane Machado Pereira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Sárvya Alinye Machado Pereira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Valéria Goia Vasco Teixeira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
Palavras-chave: Educação, Sistema de Ensino, Uruguai

Resumo

O presente artigo apresenta como tema verificar os aspectos gerais dos sistemas de ensino da educação do Uruguai. Considera-se os primeiros habitantes do Uruguai foram, entre outros, os índios charruas, chanaés e guaranis. Dos milhares de índios que lá habitavam, a maioria era da tribo charrua. Os Espanhóis se estabeleceram em 1624, com a primeira colônia em Soriano, perto do Rio Negro. Contudo, a colonização foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses. Para desenvolver está pesquisa, a metodologia eleita foi a pesquisa de revisão bibliográfica com natureza qualitativa, que segundo Chermant (2019) “tem por finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o que foi escrito ou dito”, com base em autores como: Salvadori (2014), Siqueira (2019), bancos de dados Scielo e Site referente ao funcionamento da educação do Mercosul. Está pesquisa foi pertinente e relevante verificar os aspectos gerais dos sistemas de ensino no Uruguai. Diante os principais resultados os artigos selecionados retratam verificar os aspectos gerais dos sistemas de ensino no Uruguai., descrevendo aspectos socioeconômico, o Uruguai no Mercosul, moeda do Mercosul, Secretaria administrativa do Mercosul, sistema de ensino na educação e educação comparada. Uruguai, oficialmente República Oriental do Uruguai, é um país situado na parte sudeste da América do Sul, fazendo divisa com Argentina e Brasil. É um país de aproximadamente 4 milhões de habitantes, tendo mais da metade de sua população situada em Montevidéu, sua capital. De acordo com o artigo verificou-se uma realidade dos aspectos gerais dos sistemas de ensino da educação no Uruguai e analisou-se o funcionamento do país nos âmbitos socioeconômico, cultural e sua realidade dentro Mercosul.

 

Biografia do Autor

Aldinéia Aguiar Sanches, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduada e pedagogia pela Universidade Estadual do Amapa - UEAP- 2015 - Pós-graduada em docência do ensino superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas- FATECH- 2016 -Mestranda em Ciencias da Educação- UTIC- Asunción-Paraguay. 

Lecy Cardozo da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - 2000 - Pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagogico: Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER 2007. Professora presencial do Ensino Básico Técnico e Profissionalizante do Governo Federal na Secretaria de Estado do Amapá - Escola Estadual I. Vitória Régia. Pedagoga na Prefeitura Municipal de Santana- SEME/AP. Mestranda em Ciências da Educação - UTIC - Asuncion - Paraguay. 

Liliane Gomes da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco - UPE - 2007.2 - Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Figueiredo Costa - FIC - 2011.1 - Mestranda em Ciências da Educação - UTIC - Asuncion - Paraguay. 

Sara Susane Machado Pereira , Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pelo o Centro Universitário-UNINOVAFAP-2016-1. Pós-graduada em Urgência e Emergência pelo o Centro Universitário UNINOVAFAPI 2017-1. Mestranda em ciência da educação, UTIC- Asunción-Paraguai. 2019.1. Professora preceptora presencial pela a Instituição Politécnico. Professora docente da Instituição FET.

Sárvya Alinye Machado Pereira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduada em Ciência Contábeis- CEUT (2007), pós-graduada em Perícia e Auditoria Contábil- CEUT. Pós- graduanda em Docência do Ensino Superior-UNINOVAFAPI. Mestranda em Ciência da Educação pela a UTIC- Asunción-Paraguai. 

Valéria Goia Vasco Teixeira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Graduada em Turismo pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso - FACHA - 1981 - Pós- graduada em Gestão de Turismo pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM - 2005 - Mestranda em Ciências da Educação - UTIC - Assunção - Paraguai. 

Referências

ESSE MUNDO É NOSSO (2018). Recuperado em 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://ww.essemundoenosso.com.br/qual-moeda-levar-pro-uruguai/.

ESSE MUNDO É NOSSO (2017). Recuperado em 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://www.essemundoenosso.com.br/10-motivos-para-conhecer-o-uruguai/.

FRANCISCO, W. C. "Uruguai - Aspectos Geográficos". Recuperado a 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/uruguai.htm.

FUNDO INTERNACIONAL MONETÁRIO. Recuperado a 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://www.imf.org/pt/News/Articles/2019/02/15/NA021319-Five-Takeaways-from- Uruguay-Economic-Outlook.

MERCOSUL. (2018). https://www.mercosur.int/pt-br/. Montevidéu. Uruguai.

MERCOSUL EDUCACIONAL. Recuperado a 25 de Julio de 2019. Disponível em: http://edu.mercosur.int/pt-BR/pasem/102-institucional.html.

O “sistema da educação” no Uruguai. Recuperado a 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://eduruguai.wordpress.com/sintese/.

PACIEVITCH, T. Recuperado a 25 de Julio de 2019 Disponível em: https://www.infoescola.com/uruguai/economia-do-uruguai/.

PIMENTA, PAULO G. Estado e nação no fim dos impérios ibéricos no Prata: 1808- 1828. São Paulo: Hucitec / Fapesp, 2002.

PRESSE, F. (2019). Recuperado a 25 de Julio de 2019 Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/03/28/economia-uruguaia-cresceu-16percent- em-2018.ghtml.
ROTAS DE VIAGEM. Recuperado em 25 de Julio de 2019 Disponível em: https://rotasdeviagem.com.br/bebidas-tipicas-do-uruguai/.

SCHONS, A. Recuperado em 25 de Julio de 2019 Disponível em: https://www.queroviajarmais.com/curiosidades-cultura-melhor-uruguai/.

SEITENFUS, R. (1992). Considerações sobre o Mercosul. Recuperado a 25 de Julio de 2019 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340141992000300010.

SERENNA, N. (2018). Recuperado a 25 de Julio de 2019 Disponível em: https://serenna.jusbrasil.com.br/artigos/605460083/leis-que-regem-o-sistema-educacional- brasileiro.

SIQUEIRA, L & BASILE, M. A guerra da cisplatina e o início da formação do estado imperial brasileiro. Recuperado em 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://www.seo.org.br/images/Anais/Anais_II_Encontro/Luan_Mendes_completo.pdf

Sua pesquisa. Recuperado a 25 de Julio de 2019. Disponível em: https://suapesquisa.com/paises/uruguai.

Turismo del Uruguay (2013). Recuperado em 25 de Julio de 2019 Disponível em: www.turismodeluruguay.com.

URBANESKI, V. RAMOS, A, L. Um estudo comparado entre brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina sobre a responsabilidade educacional: breves incursões.

CHERMONT, I. (2019). Recuperado a 25 de Julio de 2019. Disponível em: www.infomoney.com.br
Publicado
2019-12-01