O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes

Autores

  • Robespierre Cocker Gomes da Silva Universidad San Carlos - USC
  • Luciano Martins Da Silva Universidad San Carlos - USC
  • Janaina Rodrigues de Miranda Universidade Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Andréia Leodório Guarino Instituto Federal de Alagoas
  • Lidianne Leite e Lira Instituto Federal de Alagoas
  • Noemy de Carvalho Araújo Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de matemática, Edel Alexandre Silva Pontes

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar as indagações e questionamentos do matemático brasileiro professor Edel Alexandre Silva Pontes sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos diversos níveis de ensino. Nós somos orientandos do professor nos diversos níveis educacionais. A justificativa de publicar esse trabalho foi motivada pelas inúmeras conversas que tivemos com o professor Pontes sobre suas inquietudes em relação ao processo de ensino e aprendizagem de matemática. Pontes tem se dedicado a escrever inúmeros trabalhos na área de ensino e aprendizagem de matemática, nos diversos níveis de educação.  Espera-se que esse artigo sirva de motivação para jovens pesquisadores em busca de soluções eficientes para melhorar o processo de ensinar e de aprender matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT - Hipertexto Matemático: Una Herramienta para Enseñanza - Aprendizaje de Matemática en la Educación Básica. Tese de Doutorado – Universidad Tecnológica Intercontinental, Asunción. 2009.
PONTES, Edel AS et al. Refletindo a Educação frente aos desafios da contemporaneidade. Maceió: IFAL, 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. O Saber e o fazer matemático: um dueto entre a teoria abstrata e a prática concreta de matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O uso de uma prova paramétrica para tomada de decisão em uma pesquisa de campo: um eficiente processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação & Tecnologia, • v.17, p.1-10.2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. The Teaching Practice of the Mathematics Teacher in Basic Education: A Vision in the Brazilian School. International Journal of Humanities and Social Science Invention (IJHSSI), v. 7, n. 6, p. 86-89, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista da Administração, v. 1, p. 3-15, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, v. 2, p. 11-20, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. O estudo do comportamento da sucessão de Fibonacci através de diversas linhas de tendência associadas as suas respectivas equações matemáticas de regressão. Diversitas Journal, v. 3, n. 3, p. 771-779, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.
PONTES, EDEL ALEXANDRE SILVA. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA. REVISTA EIXO, v. 7, n. 3, p. 227-237, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Emphasis on Mathematical Modeling: The Problems of Contour Values in Calculating the Deflection of a Beam. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 5, n. 12, p. 268258.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Psicologia & Saberes, v. 6, n. 7, p. 20-28, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O MODELO BINOMIAL E SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Uniabeu, v. 11, n. 29, p. 336-350, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. 784932, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE: QUESTÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 111-124, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE RIO LARGO. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 11, p. 26-35, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. MÉTODO DE POLYA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, v. 3, p. 1-9, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, v. 16, n. 1, p. 42-49, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 12, p. 181-192, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

Silva, R. C. G. da ., Da Silva, L. M. ., Miranda, J. R. de ., Santos, J. F. dos ., Guarino, A. L. ., Lira, L. L. e ., & Araújo, N. de C. . (2020). O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes . Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 151–162. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1180