A Matemática é Arretada: Um Colóquio Entre Dois Irmãos Matemáticos

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Arretada. Aplicações e Problemas.

Resumo

Matemática é uma palavra que tem origem na palavra grega “máthema" que significa Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí "mathematikós", que significa "aquilo que se pode aprender”. Este estudo tem como objetivo proporcionar o quanto a matemática é arretada, expondo alguns problemas e desafios matemáticos que foram discutidos nas inúmeras madrugadas que nos reunimos para apresentar esta proposta. Arretada serve para valorizar positivamente um objeto ou pessoa, algo de grandiosidade e beleza. Assuntos ligados à aritmética, álgebra, geometria, grafos, probabilidades, entre outros serão expostos de maneira bastante peculiar e sempre provocando os leitores pesquisadores a perceber o quanto a matemática é arretada. Enfim, a matemática é arretada e poderosa, além de ser prazerosa para os seus apaixonados fieis é intrigante para aqueles que dizem não gostar ou sentem dificuldades em seu aprendizado, muitas vezes herdados de seus professores de infância, porém, mesmo assim, sabem da importância e necessidade dessa ciência de todas as ciências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Edel Guilherme Silva Pontes, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidad de la Empresa (UDE), Diploma de Doutorado reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor nível superior da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), do Centro Universitário CESMAC e da Faculdade SEUNE. Orientador dos programas de Mestrado e Doutorado das seguintes Universidades: Universidad de la Empresa (UDE-Uruguay), Universidad San Carlo (Paraguay) e Universidad San Lorenzo (Paraguay). Tem experiência nas seguintes áreas: Educação, Educação Matemática, Estatística, Probabilidades, Tecnologias e Meteorologia.

Referências

BORGES, Luciano Rodrigues; BONFIM, Sabrina Helena. A origem dos números. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 2, n. 6, p. 37-49, 2015.

BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C. História da matemática. Editora Blucher, 2019.

CUNHA, Cézar Pessoa. A importância da matemática no cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2448, p. 0959, 2017.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 2007.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: uma visão do estado da arte. Proposições, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 7-17, 1996.

DEVLIN, Keith. O gene da matemática. Rio de janeiro: Record, 2005.

FOMIN, Dmitry; GENKIN, Sergey; ITENBERG, Ilia. Círculos matemáticos. Ediciones SM España, 2015.

FRENKEL, Edward. Amor e Matemática – O coração da realidade escondida. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.

POINCARÉ, Henri. A invenção matemática. Investigar para aprender Matemática, p. 7-14, 1996.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O MODELO BINOMIAL E SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Uniabeu, v. 11, n. 29, p. 336-350, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 12, p. 181-192, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

PONTES, Edel G. S. Tecnologias para o aprendizado da estatística e probabilidades em cursos de nível superior. Maceió: QGráfica, 2012.

PROVIDÊNCIA, Natalia B. da. 2+2=11. Lisboa: Gradiva, 2001.

SÉRATES, J. Raciocínio Lógico, Volumes I e II. Editora Jonofon Sérates, 11a edição, 2004.

SILVA, Anabela; MARTINS, Susana. Falar de Matemática Hoje é.. Millenium, 2000.

TAHAN, Malba; DE LINHARES, Thais Quintella. O homem que calculava. 2010.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

Pontes, E. A. S., & Pontes, E. G. S. (2020). A Matemática é Arretada: Um Colóquio Entre Dois Irmãos Matemáticos. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 112–130. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1207