O Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Tecnologias

Autores

  • Keyte Rocha da Cruz

Palavras-chave:

Aprendizagem. Matemática. Tecnologia.

Resumo

O presente trabalho busca abordar as novas tecnologias e seus avanços que propiciam integração, agilidade e facilidades no campo educacional, pois os computadores, as ferramentas de informática, bem como os softwares educativos matemáticos alargaram as possibilidades no que tange à capacitação e aperfeiçoamento de todos envolvidos no processo educativo. No entanto, é relevante apontar que mesmo com todos os benefícios trazidos pelas novas tecnologias, sua utilização na educação ainda é ínfima, seja pela falta de conhecimentos dos professores ou pela estrutura adequada e falta de equipamentos nos espaços escolares. Indubitavelmente, o uso dos recursos tecnológicos nas aulas tem assumido grande importância para os sujeitos da pesquisa, na medida em que pode aproximar os alunos da matemática, rompendo com a concepção de que a matéria é difícil e que não se consegue associá-la à vida cotidiana. Em suma, é importante salientar que mesmo sendo um desafio, as novas tecnologias consistem em ferramentas favoráveis que possibilita a criação de um ambiente interativo e a construção de saberes de forma diferente da tradicional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyte Rocha da Cruz

Licenciado em Matemática, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Mestre em Educação Matemática e Doutorando em Ciências da Educação.

Referências

Bittar, M., Chaachoua, H., & Freitas, J. L. M. de. (2004). APLUSIX: um softeware para o ensno de Álgebra Elementar. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Pernabuco.

Bonilla, M. H. S. (2005). Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet.

Brito, J. E. (2017). Softwares Matemáticos. Instituto de Biociências, Letras E Ciências Exatas Da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), p. 1. São Paulo.

Carvalho, A. M. P. de, & Gil-Pérez, D. (2011). Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações (10., Vol. 28). São Paulo: Cortez.

Dowbor, L. (2011). Reprodução Social: nova edição em três volumes. Rio de Janeiro: Vozes.
Educação, M. da. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. MEC/Semtec. Brasília: MEC/SEF.

Hohenwarter, M. (2007). GeoGebra: informações. Recuperado em 26 agosto, 2017 de https://www.app.geogebra.org/help/docupt_BR.pdf. (H. B. Neto, L. de Lima, A. P. A. Freitas, & A. S. de Oliveira, Trans.). São Paulo: São Paulo.

M, BITTAR (2010). A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplos em matemática. Campo Mourão: Editora de Fecilcam.

Marcílio, U. da C. (2017). Geometria Espacial no Cabri 3D. Recuperado em 18 julho, 2017 de http://www.mat.ufg.br/bienal/2006/poster/ulysses.pdf.

Mendes, J. L. de S., & Carvalho, J. V. (2007). CONSTRUFIG 3D: Uma Ferramenta Computacional para apoio ao ensino da Geometria Plana e Espacial. Revista Novas Tecnologias Na Educação (RENOTE), 5(1), 1–11.

Palloff, R. M., & Pratt, K. (2002). Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed.

Pontes, E. A. S. (2019). A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 193-205.

Sant’Anna, A. (2011). A história do lúdico na educação. REVEMAT, eISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), 6(2), 19–36.

Santos, R. dos, Loreto, A. B., & Gonçalves, J. L. (2010). Avaliação de Softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula. Revista de Ensino de Ciências E Matemática - REnCiMa, 1(1), 47–65.

Simões, V. A. P. (2002). Utilização de novas tecnologias educacionais nas escolas da rede estadual da cidade de Umuarama–PR. Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet Editora.

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Cruz, K. R. da . (2020). O Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Tecnologias . Revista Psicologia & Saberes, 9(18), 32–44. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1211