Os jogos teatrais do Teatro do Oprimido de Boal: as possibilidades de construção do letramento político

Autores

  • Maria Aparecida de Oliveira Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Jogos teatrais; Letramento político; Emancipação.

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a construção do letramento político assumindo a  concepção de formação humana integral ou omnilateral, como aquela que contribui para formar sujeitos emancipados, independentemente da origem socioeconômica. No primeiro momento,  apresentamos as contribuições de Marx e Engels, no sentido de conduzir o ensino para a formação omnilateral dos sujeitos; em segundo lugar trazemos as contribuições do teatro para o letramento político, na perspectiva da emancipação humana contra a alienação, sob a visão de Brecht e Boal. Para tanto, nossa pergunta é: “Os jogos teatrais do teatro do oprimido contribuem para a  formação do cidadão crítico?”

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Biografia do Autor

Maria Aparecida de Oliveira Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Americana – Assunção Py. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Americana Py, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG, em Mídias na Educação pela UFG, em Língua Inglesa pela Universidade Evangélica de Anápolis,  em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universo – RJ.  Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás, Coordenadora regional da Educação Básica pela Secretaria de  Estado da Educação de Goiás. Atualmente  professora de línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás nos cursos  técnico, tecnológico e superior do campus Uruaçu.

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

Borges, M. A. de O. . (2020). Os jogos teatrais do Teatro do Oprimido de Boal: as possibilidades de construção do letramento político. Revista Psicologia & Saberes, 9(18), 142–173. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1220