A Difusão de Ideologias que Alicerçam a Exclusão Social nas Instituições de Ensino

Autores

  • Túlio Mello Teixeira

Palavras-chave:

Gestão escolar, Currículo de Humanas, Políticas públicas educacionais e crime organizado.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a difusão de ideologias que alimentam uma apologia ao crime organizado e alicerçam a exclusão através dos meios sociais acadêmicos. Questionamos a eficiência das atuais políticas públicas educacionais nacionais referente à adequação especializada curricular das ciências sociais, à elaboração de projetos socioeducativos voltados a ampliação cidadã, ao  desenvolvimento do mundo do trabalho juvenil, ao combate da violência simbólica e à conscientização sobre os reflexos políticos, culturais e econômicos da globalização. Empregamos uma investigação sobre a estrutura hierárquica empreendida por uma gestão escolar capaz de promover o tecnicismo em detrimento da busca pela verdade, pelo conhecimento pelo estímulo do raciocínio crítico e livre de especulações. Portanto, salientamos a má formação dos pilares sociais nos ambientes escolares devido a apologia ao crime organizado estabelecida pela indisciplina e descaso da própria direção institucional.

 

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Publicado

2020-06-25

Como Citar

Teixeira, . T. M. . (2020). A Difusão de Ideologias que Alicerçam a Exclusão Social nas Instituições de Ensino . Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 172–185. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1273