Levantamento sobre o Conhecimento dos Docentes da Rede Estadual de Ensino do Município de Alto Alegre/RR a Respeito da Legislação Vigente da Carreira do Magistério entre 2010 e 2017

  • Ana Núbia Oliveira Barros Rede Estadual de Educação do Estado de Roraima
Palavras-chave: Legislação. Docente. Magistério.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o que rege a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional sobre os direitos e deveres dos docentes, comparando com a concepção dos professores de duas Escolas da Rede Pública do Estado de Alto Alegre. O mesmo flui com firmeza, articulado e preciso nos desdobramentos que realiza sobre as análises das legislações adotadas como referencial maior buscando conhecer a concepção dos professores quanto a seus direitos e deveres. Desta forma, apresenta-se comparando as percepções dos professores diante dos indicadores selecionados com o os direitos e deveres previstos na LDB. Na composição da amostra, foi aplicado um questionário aos professores com a finalidade de observar o conhecimento dos mesmos quanto à legislação. Para realização desta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa onde buscou-se tabular e mostrar por meio de gráficos a opinião dos entrevistados.

 

Biografia do Autor

Ana Núbia Oliveira Barros, Rede Estadual de Educação do Estado de Roraima

Professora da Rede Estadual de Educação do Município de Alto Alegre/RR

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96.

GIL, Carlos António. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. Editora Atlas S.A., São Paulo 2008.

OAIGEN, Edson Roberto. Atividades extraclasse e não-formais: Uma política para formação do Pesquisador. Chapecó: Grifos, 1996.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.

RORAIMA, dispõe sobre a Carreira do Magistério Público do Estado de Roraima – Lei nº 609/07.

RORAIMA, dispõe sobre a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB) Lei nº 892/13.

RORAIMA, altera e acrescenta dispositivos na Lei n° 892, de 25 de janeiro de 2013, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB) Lei nº 1030/16.
Publicado
2020-07-27