A MEDIAÇÃO PELA LINGUAGEM NA RELAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS-ESCOLA PARA O ENSINO CTS

Autores

  • Antonio Jose Ornellas Farias Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.737

Palavras-chave:

Divulgação científica, integração escola-centro de ciências, ensino CTS, linguagem adequada.

Resumo

No trabalho de divulgação científica, os museus funcionam como uma espécie de interface entre os centros de produção de ciência e tecnologia, a sociedade e a escola. O museu e centro de ciências quando assumem pretensões de ensino procuram complementar a formação científico-escolar em diferentes níveis de ensino. O objetivo dessa revisão literária é mostrar que, uma relação mais efetiva entre o museu ou centro de ciências e a escola passa pela necessidade da escola incorporar o ensino CTS (ciência, tecnologia, sociedade), normalmente praticado pelos meios de divulgação científica. Nesse cenário complementamos nosso objetivo apontando que a integração da divulgação cientifica a programação escolar sobre determinada temática passa pela adequação de um relativismo lingüístico-sociocultural que possa promover o domínio de um pensamento científico superior. De maneira que, normalmente, existem dificuldades no processo de mediação na recepção da mensagem entre o comunicador e o indivíduo que recebe as informações; que precisa ser controlada, regulada, contornada por pensamentos, em nível de uma compreensão adequada ao que se propõe atender.

 

 

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Publicado

2016-12-10

Como Citar

Farias, A. J. O. (2016). A MEDIAÇÃO PELA LINGUAGEM NA RELAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS-ESCOLA PARA O ENSINO CTS. Revista Psicologia & Saberes, 5(6), 45–58. https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.737